X
X

Buscar

Hospital Dom Joaquim deve estender horário do pronto atendimento a partir de novembro

Com assinatura de contrato com Secretaria de Saúde, hospital atenderá durante finais de semana e feriados

O Hospital Dom Joaquim espera iniciar o pronto atendimento (PA) nos fins de semana e feriados, de forma ininterrupta, a partir de novembro.

De acordo com o administrador do hospital, Raul Civinski de Souza, a conversa com a Secretaria de Saúde de Brusque está adiantada. Agora, a instituição aguarda finalização e assinatura do contrato. “A oferta está em análise por parte do município, que quer racionalizar o atendimento médico na cidade”, conta.

Atualmente, o atendimento do hospital funciona das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira. Com a proposta, na sexta-feira o horário será estendido das 22h até às 22h de segunda-feira. O horário também será estendido durante os feriados, das 22h do dia anterior até às 6h do dia posterior.

“Por exemplo, com um feriado na quinta-feira, teríamos atendimento extra a partir das 22h de quarta e até às 6h da manhã de sexta-feira, além do que já temos atualmente”, explica.

Souza aponta que o objetivo dos novos horários é que o Hospital Dom Joaquim possa atender a demanda de baixa e média complexidade do município. Com isso, a instituição auxilia o Hospital Azambuja, que realizaria os atendimentos de maior complexidade, além de emergências.

“Penso que seria um grande avanço para a saúde SUS no município. Atualmente, em especial nos finais de semana, quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas, há um grande gargalo de atendimento no hospital de Azambuja”, completa.

O administrador comenta que anseia por um desfecho positivo, pois almeja, em um futuro próximo, que o Pronto Atendimento no hospital ocorra de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia.

“Acredito que quem sai ganhando é a comunidade, que acaba tendo uma opção a mais para o seu atendimento. Quando concretizado, esperamos atender 300 a 400 pessoas por final de semana e estaremos de braços abertos para atender a população”, finaliza.