X
X

Buscar

Hospital Dom Joaquim inicia testagem gratuita para Covid-19 em Brusque

Expectativa é realizar 500 testes durante esta semana

O Hospital Dom Joaquim começou nesta segunda-feira, 24, a aplicação de testes rápidos gratuitos de Covid-19 para a população de Brusque. Cerca de 30 exames foram realizados nesta manha~.

A quantidade será limitada a 90 testes por dia, sendo 30 em cada período: matutino, vespertino e noturno. O horário da testagem será das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h. Inicialmente, a testagem vai até sexta-feira, 28.

Primeiras 30 fichas foram distribuídas até por volta de 9h30 | Foto: Bruno da Silva

Por volta das 9h30 desta segunda-feira, 24, as fichas para os 30 primeiros testes já haviam sido distribuídas.

“Objetivo é ajudar o município, a população, a Secretaria de Saúde. Obviamente é uma testagem diminuta, calculamos uns 500 testes esta semana, mas acho que é contribuição do hospital para a sociedade”, diz a gerente de Enfermagem do hospital, Vera Lucia Civinski. Ela destaca que, dependendo da demanda, a instituição pode estender a testagem para a próxima semana.

O hospital lembra que o teste rápido tem mais eficácia a partir do sétimo dia de contaminação e indica, inclusive, se o paciente está ou já esteve infectado pela Covid-19. O momento foi escolhido por causa da onda de frio da última semana na região.

“O hospital é filantrópico, existe uma dificuldade da população de ter o acesso aos testes, a Secretaria adquiriu os 20 mil, mas eles ainda não foram realizados. Passamos por dias muito frios, com chuva e a gente faria os testes depois, mas decidimos na última semana realizar agora com intuito acessar as pessoas que ainda não fizeram nenhum teste, que estão sintomáticas, nesta forma de triagem. O objetivo do hospital é sempre devolver à população aquilo que a gente tem de bom, que a pessoa possa usar o hospital, inclusive nesse momento terrível que vivemos”, destaca Vera Lucia.

Quem testar positivo será encaminhado para um médio no pronto-atendimento no hospital, que vai realizar exames de raio-x e fazer os encaminhamento necessários. Algumas pessoas testaram positivas já neste primeiro período de testagem. Vera Lucia conta que algumas apresentaram sintomas, mas tiveram medo de procurar o hospital antes.

Após resultado, hospital orienta quem testar negativo e inicia tratamento para positivados | Foto: Bruno da Silva