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Hospital Dom Joaquim se prepara para iniciar atendimento 24 horas

Administrador da instituição fala sobre novo convênio e perspectivas para os próximos meses

Em reunião ordinária nesta quarta-feira, 15, o Conselho Municipal de Saúde (Comusa) aprovou, com ressalvas, renovação do convênio da Prefeitura de Brusque com o Hospital Dom Joaquim. Com o novo contrato aprovado, o repasse mensal pode chegar a até R$ 800 mil, mas o valor do repasse está vinculado à produção.

Administrador do hospital, Raul Civinski de Souza, que compareceu à reunião e foi acionado em alguns momentos pelos conselheiros, se disse aliviado com a aprovação do novo convênio. Coincidentemente, a aprovação veio no dia que o Dom Joaquim completou 57 anos de fundação.

“Estávamos ansiosos por conta dessa questão, que vem sendo discutida há quase seis meses. Nosso contrato atual tem valores bem depreciados, então era algo muito importante para a gente. Agora, vamos conseguir equacionar um pouco melhor nossas contas e também oferecer novos serviços. Consideramos uma pequena vitória, até pelo quanto isso se alongou”, destaca.

Com a renovação do contrato aprovado, Raul explica que agora aguarda a assinatura para que ele seja consumado. Ele deve começar a valer já nos primeiros dias de outubro, o Hospital Dom Joaquim vai passar a ter Pronto Atendimento 24 horas todos os dias.

“É algo que nós ansiávamos, até porque agora temos até o começo de outubro para organizar o hospital para que tenhamos a estrutura pronta para suportar todos esses serviços”.

O Dom Joaquim está em reformas e a previsão é que, com a finalização da primeira fase das obras, consiga ampliar espaço para o setor administrativo e oferta de consultórios para a população.

Ressalvas

As duas ressalvas que a maioria dos conselheiros fez ao convênio são para a inclusão de atendimento pediátrico no convênio e a prestação de contas trimestral ao Comusa. Raul encara essas solicitações com naturalidade.

“Já tinha colocado para os conselheiros nas outras reuniões: mesmo sem constar no contrato, teríamos a pediatria. Nosso objetivo já era oferecer o serviço com o mesmo custo do Pronto Atendimento geral. Essas ressalvas não vão mudar muita coisa para a gente. Como o presidente do conselho colocou, é mais uma garantia para eles de que vamos fazer, mas posso assegurar que já faríamos, como já fazíamos até hoje, já tínhamos uma pediatra que fazia o atendimento de segunda a sexta-feira pela manhã”, explica.


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