X
X

Buscar

Hospital e Maternidade de Brusque tem vacinas disponíveis de gripe H1N1

Na rede pública, vacinação será realizada a partir do dia 25 de abril

As vacinas contra a gripe H1N1 já estão disponíveis no Hospital e Maternidade de Brusque. Na rede pública, apenas a partir do dia 25. O sinal vermelho acendou com a morte de Vilson Venâncio, 46 anos, na terça-feira, 29. Além disso, há dois casos suspeitos da gripe A em Brusque.

A Vigilância Epidemiológica da cidade afirma que são duas mulheres, de 42 e 60 anos, que estão internadas no Hospital Azambuja e no Hospital e Maternidade de Brusque (HEM). O resultado do exame, processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), deve chegar nos próximos dias.

A enfermeira Lourdes Oliveira diz que as coletas foram realizadas na segunda-feira, 28 e terça-feira, 29. A paciente de 60 anos, moradora de Blumenau, que foi transferida para Brusque pela falta de vagas no hospital de lá, está na UTI. Já a de 42 anos, moradora do bairro São Luiz, apresenta um quadro de saúde estável e está no ambulatório.


Onde se vacinar

• Hospital e Maternidade de Brusque

No HEM, desde a tarde de ontem, mediante agendamento, as pessoas podem ser imunizadas com a Trivalente e Tetravalente (ver no detalhe mais informações).

A coordenadora da Sala de Vacinação e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Alícia Stefani, diz que a procura pela vacina é grande. Aproximadamente três mil pessoas já realizaram contato telefônico com o HEM para agendamento. O hospital atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, porém, estenderá o horário até as 21h. No sábado, o atendimento será feito das 8h às 17h. Também com solicitação agendada, uma equipe realizará a imunização em empresas do município.

A vacina Trivalente custa R$ 50 e a Tetravalente R$ 80. A Trivalente imuniza contra três tipos de vírus (cepas) – H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e também contra um tipo de vírus da Influenza B. A Tetravalente imuniza contra quatro tipos de vírus. Além de proteger contra as cepas citadas na mesma vacina da trivalente, a tetravalente age contra um segundo vírus da Influenza B. Mais informações no 3255-0100.

• Cidmed

No Cidmed, a previsão é que a vacina comece a ser aplicada na próxima segunda-feira, 4. A primeira remessa das doses devem chegar na cidade na sexta-feira, 1, quando então serão definido os valores, conforme diz a administradora Rosângela Zanol. A imunização também será feita mediante agendamento. Informações no telefone 3351-4266.

• Rede pública

A campanha de vacinação em Brusque deverá iniciar no dia 25 de abril e se estenderá até 20 de maio. A imunização foi antecipada pela Secretaria de Estado de Saúde em quase um mês: antes dos primeiros registros da doença em Santa Catarina, as doses seriam aplicadas entre 7 e 27 de maio. Em Brusque, a vacina será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. O dia D de imunização deve ocorrer no dia 30 de abril, último sábado do mês.