Planejar o nascimento do filho traz inúmeras dúvidas às famílias. Por isso, o Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque se preocupa em oferecer toda a infraestrutura necessária para proporcionar o nascimento humanizado, independente da via de parto: cesariana ou natural. Para a realização de partos naturais, além de desenvolver e capacitar os profissionais das equipes assistenciais, a maternidade disponibiliza uma suíte de parto, totalmente planejada para oferecer tranquilidade e segurança para a gestante.
“O ambiente é acolhedor e com bastante privacidade. Conta com banheiro individual, banheira de hidromassagem e jardim de inverno. É um local bem bonito e tranquilo. Além disso, a suíte conta com uma sala anexa, de onde o obstetra permanece o tempo todo acompanhando a evolução do trabalho de parto. Oferecendo assim, a privacidade que a paciente procura e a segurança que ela precisa no momento trazer o filho ao mundo”, detalha a gerente de operações do hospital, Fernanda Rodrigues.
O ginecologista e obstetra, Paulo Ricardo Soares dos Santos, explica que culturalmente o parto se tornou um evento médico, porém a partir dos estudos do médico francês Michel Odent observou-se que o parto é um evento natural da sexualidade feminina. “O corpo da mulher geneticamente foi programado para o parto, mas para realizá-lo ela precisa se sentir tranquila. Se tiver uma iluminação agressiva, muitas pessoas no cenário do parto e ela se sentir pressionada libera adrenalina e não consegue fazer o parto, que virou um evento hospitalar”, explica.
Por outro lado, o médico reforça que se a gestante se sente acolhida e confortável, ela libera oxitocina – o hormônio do amor. “No momento em que deixamos a mulher super a vontade ela pari sozinha. Também pode contar com a figura da doula, que sabe como diminuir a ansiedade e a dor das pacientes. Ela utiliza várias técnicas para deixar a mulher à vontade com uso de métodos não farmacológicos. Nós médicos atuamos apenas quando há algum risco, que estatisticamente é muito baixo”, ressalta.