Hospital Imigrantes realiza cirurgia de coluna inédita em Brusque
Fixação percutânea de fratura da coluna vertebral é uma técnica minimamente invasiva e que traz vários benefícios ao paciente
Recentemente, o Hospital Imigrantes realizou uma cirurgia inédita em Brusque na área de ortopedia. Trata-se de uma fixação percutânea de fratura da coluna vertebral, que consiste na colocação de parafusos e hastes sem grandes cortes.
O procedimento, realizado pelos médicos Rafael Hoffmann e Francisco Penha, da equipe de coluna da Clínica Ortocentro, e pelo anestesiologista Loecir Monteiro Cezar, durou aproximadamente duas horas.
De acordo com o ortopedista Rafael Hoffmann, este procedimento traz vários benefícios para o paciente, como menor dor pós-operatória, menor sangramento e trauma cirúrgico, esteticamente apresenta menor cicatriz, além de um tempo menor de recuperação o que possibilita um retorno mais rápido às atividades e menores taxas de complicações.
O médico explica que na primeira cirurgia deste tipo realizada em Brusque, a técnica foi utilizada em uma fratura de coluna, no entanto, também pode ser utilizada para hérnias de disco, desgastes, tumores, entre outras doenças de coluna.
“Essa cirurgia é uma excelente e moderna alternativa para o tratamento das doenças da coluna vertebral em virtude de ser considerada minimamente invasiva e trazer inúmeros benefícios”, avalia o médico.
A gerente de operações do Hospital Imigrantes, Fernanda Rodrigues, destaca o uso cada vez mais frequente de novas tecnologias nos procedimentos realizados no centro cirúrgico do hospital.
“No último ano, investimos cerca de R$ 1,5 milhão só no centro cirúrgico do hospital, com a aquisição de torre de vídeo 4K, bisturi eletrônico de alta tecnologia, focos de led, monitores, mesa cirúrgica, entre outros. Também foi concluída a instalação da rede de vácuo em todas as salas de cirurgia que era um compromisso desde que assumimos. Além disso, constantemente são feitas melhorias na estrutura física que favorecem as condições de trabalho e a segurança dos nossos pacientes”.
Além do centro cirúrgico, o hospital conta com pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas, plantão de ortopedia, maternidade, internação, raio-x, UTI adulta e neonatal e hemodinâmica.