X
X

Buscar

Hospital Imigrantes realiza cirurgia de mastectomia masculinizadora inédita em Brusque

Segundo médico responsável, cirurgia é indicada para pacientes transgênero

Na última quinta-feira, 2, o Hospital Imigrantes realizou a primeira cirurgia de mastectomia masculinizadora em Brusque. A cirurgia é inédita na cidade, e consiste em retirar tecido mamário, dando uma aparência masculina a um tórax feminino.

A cirurgia foi realizada pelo cirurgião plástico Alexandre Charão, que mora e realiza atendimentos em Itajaí e opera em Balneário Camboriú, em Brusque, no Hospital Imigrantes, e no Rio de Janeiro/RJ.

De acordo com Charão, quem procura esta cirurgia não se identifica com o seu próprio gênero, isto é, a pessoa é transgênero. No caso de uma mulher, é feito o uso de hormônios e acompanhamento psicológico.

O cirurgião comenta que os seios são considerados o símbolo maior de feminilidade, então nestes casos é algo muito importante para a transição. “É uma cirurgia que tem um quê de cirurgia reparadora que não é apenas estética, mas se livrar de algo que está incomodando”.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, para realizar a cirurgia, é preciso ter 18 anos, realizar o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra, que atestará a recomendação para o procedimento.

Além disso, o cirurgião pede também que os pacientes tenham acompanhamento com médico endocrinologista, com o uso de testosterona. O hormônio faz com que a aparência física do transgênero seja masculina, com crescimento de barba, pelos no corpo, a voz engrossa e a musculatura desenvolve.

Charão enfatiza que as pessoas interessadas na cirurgia devem realizar uma consulta inicial, onde ele irá esclarecer o que é necessário para realizar o procedimento. Ele ressalta que normalmente o processo de mudança ocorre no início da puberdade, e a maioria das pessoas se consulta muitos anos depois.

Etapas da cirurgia

O cirurgião informa que existem pelo menos três técnicas para a realização do procedimento, e a escolha da técnica depende do tamanho do seio de cada paciente. A cirurgia pode ser realizada por um cirurgião plástico ou por um mastologista, sendo necessário ter especialização na área de cirurgia plástica.

Durante a operação, há uma equipe cirúrgica formada por quatro pessoas: cirurgião plástico, cirurgião plástico auxiliar, anestesista e instrumentador. O procedimento leva em média três horas.

No pós-operatório, além das recomendações usuais, o paciente faz o uso de colete. Para recuperação, leva em torno 15 dias, quando já é possível voltar ao trabalho. Porém, somente apenas com seis meses será realizada a conclusão e foto do pós-operatório, quando é finalizado o processo de recuperação.