Hotéis de Brusque comemoram alta ocupação no verão

Estabelecimentos são beneficiados por turistas que vem para o litoral, mas preferem se hospedar longe do agito

Hotéis de Brusque comemoram alta ocupação no verão

Estabelecimentos são beneficiados por turistas que vem para o litoral, mas preferem se hospedar longe do agito

Santa Catarina deve receber 8,9 milhões de visitantes nacionais e internacionais neste verão. A informação, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, foi divulgada pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, durante o lançamento da campanha publicitária do verão brasileiro no exterior, na semana passada.

O principal destino desses turistas, sem dúvida, é o litoral, por isso, cidades próximas como Brusque também se beneficiam deste fluxo na temporada de verão. O Stop Shop, por exemplo, já registra um crescimento gradativo no número de visitantes. De acordo com o gerente administrativo Alex Ramos, já existe um movimento de turistas argentinos e paraguaios e a tendência com a proximidade do fim do ano é aumentar esse fluxo. “Acredito que na semana de Natal e Ano Novo o movimento de turistas vai dar um salto”, diz.

Além do movimento nas lojas e shoppings, quem também comemora a temporada de férias são os hotéis da cidade. O Hotel Gracher já está com 80% de sua ocupação reservada para o mês de janeiro. A maior parte dos hóspedes são turistas que vem para o litoral, mas que preferem se hospedar longe do agito de Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí. “Janeiro é o mês mais forte para nós em função dos turistas que querem fugir do agito. Recebemos muitos grupos e também turistas individuais”, diz a proprietária e administradora do hotel, Vânia Gracher Baran.

No Hotel Monthez as expectativas para a temporada de verão também são as melhores. Segundo a gerente comercial Cristiane Moreira Melo, a maioria dos visitantes do hotel são do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e de Santa Catarina. “Brusque ainda não é um destino solidificado pelos estrangeiros”, diz.

Para tentar mudar esta realidade, o hotel investiu em ações com agências de turismo no exterior para atrair este público para o município. “Geralmente, argentinos e paraguaios visitam Santa Catarina no período de verão e vem a Brusque rapidamente para as compras. Por isso, estamos iniciando este projeto para fomentar Brusque”.

Cristiane diz que para a semana de Natal, o hotel está com 70% de sua capacidade, já para o Ano Novo, a ocupação já chegou a 80%. Para o Carnaval, o hotel já está lotado. “A procura no Natal nos surpreendeu porque geralmente as pessoas não viajam muito no Natal, ficam com a família e depois viajam no Ano Novo”.


Hotéis lotados

A assessora comercial do Innovare Executive Hotel, Patrícia Post, afirma que o estabelecimento também espera um grande movimento de turistas nesta temporada, principalmente porque a rede hoteleira de Itajaí e Balneário Camboriú já está lotada até o mês de março. “Este é um período de muita expectativa para o recebimento de turistas. Brusque é uma cidade corporativa, mas de dezembro a fevereiro acaba recebendo mais turistas”.

Para ela, a tendência é que a rede hoteleira do município se beneficie ainda mais com a vinda de turistas nos próximos anos, principalmente porque Balneário Camboriú já está saturada. “As pessoas têm buscado alternativas. Estão preferindo ficar em cidades próximas da praia e assim aproveitam para conhecer toda a região. Acredito que isso se fortalecerá muito nos próximos anos”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio