Turistas do litoral movimentam rede hoteleira de Brusque
Temporada de Verão aquece o setor na cidade
Temporada de Verão aquece o setor na cidade
Aproximadamente 5 milhões de turistas virão para Santa Catarina nesta temporada de Verão, segundo levantamento da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). Boa parte deles procuram o litoral, mas os hotéis e pousadas lotados nas cidades costeiras os direcionam para os municípios próximos, como Brusque.
De acordo com o gerente do Hotel Estação 101 de Brusque, Marcius Raul Hartemink, cerca de 80% das reservas nesta época são para turistas do litoral.
“Durante o ano, o hotel tem um estilo mais executivo. Nos finais de semana, normalmente recebemos excursões, como turistas de Nova Trento. No fim do ano, são turistas que querem fugir do movimento do litoral, mas que querem aproveitar as praias”, explica.
Hartemink conta que o hotel está lotado até o dia 6 de janeiro, sendo que grande parte do público são famílias que procuram ir à praia. De acordo com ele, a procura aumentou em torno de 50%, em relação ao ano passado. “Acredito que seja reflexo do aquecimento do comércio, melhora econômica, e uma boa perspectiva para 2020”, observa.
De acordo com a Coordenadora de Reservas do Hotel Mothez, Elisiane Kormann Schurhaus, para o Natal e Réveillon o hotel teve 90% de ocupação, cerca de 250 hóspedes por dia.
Segundo Elisiane, a maior parte dos turistas que procuram o hotel são do Paraná, São Paulo e da Grande Florianópolis. Ela explica que a escolha pelo Mothez ocorre pela localização, por estarem próximos do litoral, dos centros de compras e do sossego de passeios no interior.
“Durante todo o ano nosso público é bem dividido entre corporativo, maioria durante a semana, e lazer, maioria finais de semana. Porém em períodos de feriados, férias escolares e verão praticamente todos os hóspedes são de lazer, principalmente por causa das atrações e estrutura de lazer que o Hotel oferece”, complementa.
O movimento também é percebido no Hotel Veneza. A recepcionista do estabelecimento, Morielly de Leão Nascimento, destaca que o fluxo de procura e reserva aumentou a partir desta quinta-feira, 26.
“O Natal é mais tranquilo, mas depois é normal ficar mais movimentado. Como não tem vagas nos hotéis na praia, o fluxo acaba refletindo nas cidades vizinhas”, conta.
Morielly ressalta que os quartos menores do Hotel, destinado a solteiros e casais, já estão lotados, mas ainda há reservas. “As pessoas fazem contato e pesquisam. O retorno é mais tardio, perto da reserva. Muitos chegam direto no balcão”, continua.
Entretanto, ela observa que o movimento ainda está aquecendo, principalmente nesta semana. “No ano passado, neste período, já tínhamos de 80 a 100% dos quartos reservados”, completa.
Elisiane avalia que as opções de lazer em Brusque nesta época do ano na região são mais voltadas aos centros de compras, a passeios religiosos como Nova Trento e passeios eco-turísticos como as Cavernas de Botuverá
Já Hartemink comenta que uma dificuldade dos turistas é a procura por serviços na cidade, como restaurantes. “Um problema é quando retornam da praia, à noite, e são poucas as opções”, diz.
A deficiência, segundo ele, afeta positivamente o hotel, que possui restaurante próprio que não fecha nesta época do ano. “Para nós, é excelente, estamos lotados e temos movimento. Mas quem vem para Brusque e busca por opções de lazer acaba não encontrando muitas alternativas”, finaliza.
Notificações