Ibprev está em 6ª lugar no ranking nacional da gestão previdenciária
Posição refere-se aos municípios maiores, entre 100 mil e 400 mil habitantes
Posição refere-se aos municípios maiores, entre 100 mil e 400 mil habitantes
Segundo estudo elaborado pela Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, a Prefeitura de Brusque está ranqueada entre as que estão com boa situação na questão previdenciária, considerando a eficiência do regime próprio de previdência.
De acordo com o relatório, a cidade é a primeira colocada no estado e sexta no Brasil entre os municípios que possuem entre 100 mil e 400 mil habitantes. Foram analisados 2.091 municípios, somando-se todos os portes. Nesse caso, a Prefeitura de Brusque ocupa a posição número 92.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev), Dagomar Carneiro, os dados refletem “a boa gestão do órgão”.
“Temos uma equipe enxuta, mas comprometida com o resultado, um grupo eficiente e competente, além de um conselho participativo, que se reúne todo mês”, diz.
Segundo Carneiro, uma das razões do bom desempenho do Ibprev são os poucos gastos administrativos e as aplicações financeiras. Em 2017, havia R$ 60 milhões em caixa em janeiro. No fim do ano o caixa era de R$ 84,5 milhões, o que representa um acréscimo de 40,6%.
“Reiteramos que não foi cortado nenhum direito dos funcionários, porém, hoje temos uma análise mais criteriosa de cada situação. Isso faz parte da nossa seriedade para concessão dos benefícios”, diz.
Atualmente, o Ibprev tem mais de 2,1 mil contribuintes, entre eles 147 aposentados e 19 pensionistas. “
O diretor-presidente afirma que hoje o instituto tem um número pequeno de aposentados, e uma quantidade considerável de contribuintes.
“Isso faz com que o caixa vá aumentando. Hoje não gastamos o que arrecadamos, e tudo que sobra aplicamos no mercado financeiro para aumentarmos esse valor”, explica.
Municípios de 100 a 400 mil habitantes
Ranking Estadual – 1º
Ranking Nacional – 6º
92º lugar entre 2091 municípios brasileiros
5º lugar geral em Santa Catarina
2.100 contribuintes
147 aposentados
19 pensionistas