Idioma não é ensinado nas escolas de SC, apesar de metade da população ter ascendência italiana
Idioma
É risível, mas é um começo. Apesar de mais da metade da população de SC ter ascendência italiana, o idioma de Dante é um ilustre desconhecido em suas escolas públicas. A Secretaria de Estado da Educação anuncia que vai oferecê-lo em seis escolas, para 1,3 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Obscenidade?
Que critérios a UFSC usa para selecionar os livros para leitura de candidatos (a grande maioria de 16 a 19 anos) de seu vestibular, que neste ano será junto com o da Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó? Um deles é “Um útero é do tamanho de um punho”, de poesia, da autora paulista Angélica Freitas. A deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL) foi à tribuna declarar-se horrorizada com partes do texto e dizer não entender porque um os postulantes ao ensino superior na duas instituições têm de saber que tipos de objetos podem ser inseridos na genitália e qual necessidade de lerem um livro que faz referências a enfiar o dedo no ânus. Tais referências estão lá. Parece infinita a capacidade de atrevimento (e até provocação, porque não?) da nossa universidade. Inacreditável!
Bom cidadão
Com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) está praticamente pronto para apreciação em plenário na Assembleia Legislativa importante projeto de lei do deputado Milton Hobus (PSD), que cria o Cadastro do Bom Cidadão, com incentivos para os consumidores que pedirem nota fiscal, como já existe em vários estados. Ao acumular notas fiscais, o consumidor ganha uma pontuação que gera descontos para pagamentos diversos, como o IPVA. Na outra ponta quem ganha é o Estado, com a redução da sonegação, o que gera aumento de receita. É uma iniciativa que merece total apoio.
Censura
Em sua despedida do cargo, a agora ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou ao Supremo Tribunal Federal arguição de descumprimento de preceito fundamental, com pedido de medida cautelar, a fim de suspender leis municipais que autorizem ou promovam censura a docentes no ambiente escolar. Entre elas uma de Tubarão, que institui no município o Programa Escola sem Partido.
Poderosos e fracos
Alguém soube ou sabe da prisão de algum dono daqueles imensos navios que pescam junto a costa, arrastando tudo e levando à miséria os pescadores artesanais? Pois eis que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve a condenação de pescador de Joinville que em fevereiro de 2016, foi flagrado capturando camarões com rede de malha proibida, na Baía da Babitonga. Vai prestar serviços comunitários e pagar pena pecuniária de cinco salários mínimos.
Nome
O novo acesso ao Floripa Airport ainda não tem nome. Que a sociedade civil organizada se movimente antes que nas casas legislativas se aprove o nome de um político.
Generosidade
Em obituário publicado ontem na “Folha de S. Paulo”, o jornalista Pedro Schmidt conta delates inéditos de seu inesquecível irmão, André, 74, falecido prematuramente semana passada em Florianópolis, onde fundou a Faculdade de Arquitetura da UFSC e teve papel importante como consultor e urbanista. Além de ter sido o primeiro arquiteto a estimular empresários da construção civil a patrocinar artistas para colocar suas obras de arte nas fachadas de prédios, estava sempre aberto a projetar casas para amigos, vizinhos e parentes, sem cobrar nada.
Conselheira
O plenário do Senado aprovou a indicação da advogada Sandra Krieger Gonçalves para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por um mandato de dois anos. Integrante do Conselho da OAB por SC, atua como representante institucional da entidade junto ao CNMP desde setembro de 2017. Formada pela UFSC, com doutorado na Univali, é professora na Furb e fundadora do Instituto de Direito Administrativo de SC (Idasc).
Laço
Desde terça-feira temos lei federal que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no país. O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) foi um defensor do projeto. Se não tolera a infame e proibida farra do boi, é grande incentivador dos rodeios, que gosta de comparecer por prezarem pela tradição e cultura, reunindo famílias, amigos e tradicionalistas, e sempre preservando o bem estar animal, agora também assegurado em lei. É verdade.