IGP realiza força-tarefa para acelerar resposta da perícia em relação a crimes ambientais em SC
Foco da ação é intensificar os atendimentos de perícias ambientais nas regiões de maior demanda do estado
O ano de 2021 iniciou com a concretização de uma importante força-tarefa deflagrada pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC). O foco da ação é intensificar os atendimentos de perícias ambientais nas regiões de maior demanda do estado.
São envolvidos peritos criminais e agentes de perícia. Eles são especializados na área de meio ambiente e lotados em diferentes unidades do IGP.
Os profissionais trabalham para acelerar a resposta da perícia na elaboração e entrega de laudos periciais relativos a crimes ambientais. Estes contribuirão com as investigações em andamento na Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário.
Etapas do IGP
A primeira etapa da força-tarefa já está em andamento na região de Rio do Sul e conta com a atuação de servidores das unidades de Florianópolis, Palhoça, Lages e Chapecó.
Nas primeiras semanas de janeiro já foram realizados mais de 30 atendimentos e existe a previsão de conclusão desses trabalhos e entrega desses laudos periciais até o final de março de 2021.
Crimes
Os principais crimes relacionados são danos cometidos contra a vegetação, ocupações irregulares e intervenções em diversas em áreas ambientalmente protegidas.
Os trabalhos terão continuidade ao longo do ano e visam também equilibrar a demanda e os atendimentos de perícias ambientais nas diferentes regiões de Santa Catarina.