Igrejas retomam missas abertas em Brusque nesta terça-feira
Comunicados foram divulgados pela Paróquia São Luís Gonzaga e Santuário de Azambuja
Comunicados foram divulgados pela Paróquia São Luís Gonzaga e Santuário de Azambuja
No fim da tarde desta segunda-feira, 27 de julho, a Prefeitura de Brusque emitiu o decreto nº 8.680, anunciando a retomada da celebração de missas, das 8h às 20h, respeitando as diretrizes de saúde e segurança já anteriormente adotadas.
Com isso, a Paróquia São Luís Gonzaga volta a abrir a Igreja Matriz a partir de hoje, terça-feira, para a missa das 19h, respeitando o limite de 30% de sua capacidade, ou seja, a presença máxima de 180 pessoas.
A decisão chega em uma semana importante, já que nesta sexta-feira, 31 de julho, será comemorado os 147 anos de fundação da paróquia. Na oportunidade também haverá a transmissão ao vivo da missa pelas redes sociais.
“A data de aniversário nos faz memória. E, na constituição de uma paróquia, também é assim. É a oportunidade de fazer memória a tantas pessoas que ajudaram a construir essa história, que se empenharam na evangelização e em todo o bem que a Paróquia São Luís Gonzaga fez no desenvolvimento de Brusque e na formação integral de tantos seres humanos”, diz o pároco, padre Diomar Romaniv.
Na dimensão espiritual, fraterna e humana, o pároco recorda os sacerdotes que passaram pela paróquia e que assumiram a missão de conduzir os trabalhos pastorais, cada um com sua personalidade e dentro de um contexto próprio desta história quase sesquicentenária.
“Ao mesmo tempo, vamos renovar o compromisso de continuar assumindo esta missão. Nós, padres, que estamos à frente, e também tantas lideranças e fiéis que participam da vida da paróquia, seja na Matriz ou nas Comunidades”, enfatiza, padre Diomar.
No seu segundo ano como pároco em Brusque, padre Diomar fala sobre a beleza que é perceber o amor que as pessoas têm pela Igreja e o quanto valorizam a estrutura física da Matriz, participando avidamente das celebrações.
Também cita as diversas frentes pastorais, onde religiosos e a comunidade empenham vida e força no serviço voluntário e de evangelização. Por fim, destaca o movimento diário na secretaria paroquial, que recebe pessoas em busca de uma orientação ou confissão, tamanha a confiança que se firmou no local.
“Uma paróquia é sinal de que Deus habita a cidade. E uma igreja é sinal que, em meio a tantas casas, há também a casa do Senhor. Esta celebração tem o espírito de memória, de gratidão e de renovação do compromisso com a missão que a Igreja nos confia, de construir em Brusque o reino de Deus”, reforça padre Diomar.
O reitor e pároco do Santuário de Azambuja, padre José Henrique Gazaniga, informa que as celebrações na paróquia de Azambuja também voltarão ao horário normal nesta terça-feira.
Será permitida novamente a participação dos fiéis. As restrições e cuidados continuarão. “É importante que a comunidade mantenha a sua fé viva, principalmente durante este tempo difícil. Vamos retomar, mas com cuidado”, diz padre José Henrique.