O Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque, recebeu em março 32 camas elétricas para trocar os leitos da estrutura. Agora, todos os leitos estão modernizados para dar mais conforto aos pacientes.
A gerente de operações, Fernanda Rodrigues, explica que a reclinação agora é automática e não manual como nas camas antigas. Todos os leitos também possuem grades.
Além disso, as televisões dos quartos foram trocadas e a administração estuda instalar canais por assinatura.
Pronto Atendimento 24 horas
O Imigrantes trabalha com pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas, com 14 leitos de observação e salas de urgência e emergência, gesso, raio-x e procedimentos.
Também possui plantão de ortopedia de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Já o de ginecologia e obstetrícia funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h.
Além disso, tem consultórios com especialidades de cardiologia, ginecologia, medicina da família, pediatria, psicologia, neuropediatria e neurologia.
Novos leitos chegaram no fim de março
Para a internação clínica e cirúrgica, o hospital dispõe de 40 leitos de internação e dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos.
O centro cirúrgico tem cinco salas e atende cirurgias de ginecologia obstetrícia, geral, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, urologia, do aparelho digestivo, plástica, da cabeça e pescoço, oncológica, torácica, oftalmológica, pediátrica e de coloproctologia.
Tem também os serviços realizados por parceiros: hemodinâmica, com a Angiocor, exames laboratoriais, com o laboratório Hoffmann, ultrassonografia, com a HC Imagem, ressonância, tomografia e densitometria com a Ecomax, ecocardiografia com a CardioSafe e exames de patologia com a VitaLab.
O corpo clínico tem cerca de 120 médicos entre plantonistas, especialistas, cirurgiões e anestesistas. Mais 122 profissionais são das áreas de enfermagem e farmácia, manutenção, administrativo e recepção e aproximadamente 30 atuam na copa, higiene e limpeza.
Maternidade é referência na região
Maternidade é referência na região
O Imigrantes é o único hospital da região que conta com UTI tanto para a mãe quanto para o bebê. A UTI Neonatal tem nove leitos. Desde a inauguração, em maio do ano passado, 34 bebês foram atendidos.
A maternidade conta com berçário, lactário e inclusive uma sala de parto natural. Desde 2018 até o momento, 418 crianças nasceram no Imigrantes.
Uma novidade é o espaço Bem Nascer, uma sala de transmissão de parto onde a família pode acompanhar o nascimento e os primeiros atendimentos pediátricos da criança, desde que a gestante e o médico autorizem.
Estrutura receberá melhorias
A gerente de operações ressalta que o hospital está atento às necessidades da região. Ela adianta que a partir da metade de abril um centro de colonoscopia e endoscopia será inaugurado.
A previsão para maio é abrir um ambulatório de obstetrícia de alto risco. No mesmo mês, iniciará uma reforma nos quartos com troca de piso, pintura e montagem de móveis sob medida. Na enfermaria, cortinas serão instaladas para proporcionar privacidade.
Para junho a previsão é instalar um ambulatório de neurologia clínica e neurocirurgia.
Hospital atende diversos convênios e planos de descontos
Imigrantes tem cerca de 120 médicos no corpo clínico
Hospital está preparado para o coronavírus
Desde o avanço da pandemia de coronavírus no país, o hospital adotou medidas de segurança. Um comitê de profissionais da saúde se reúne uma vez por semana para traçar estratégias de atendimento seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
O pronto atendimento possui triagem específica para sintomáticos respiratórios, separando-os dos demais pacientes, que são atendidos em consultórios diferentes.
É possível fazer o teste da Vigilância Epidemiológica ou o particular. Caso o paciente precisar de internação, terá toda a estrutura necessária.