A importância dos pais na vida dos filhos

A importância dos pais na vida dos filhos

Artigos

por Beatriz Teresinha Dias
Psicóloga comportamental cognitiva

Você considera este tema relevante ao se tratar de relacionamento familiar? Alguma vez você parou para pensar sobre este assunto? Você já se perguntou o que você representa para seu filho? Em algum momento você se deu conta do quanto os pais podem contribuir no crescimento e desenvolvimento saudável da criança? São pontos de interrogação que chamam atenção e por se tratar de pais e filhos, merecem ser vistos, acolhidos, compreendidos e vivenciados com muito amor.

O contexto familiar é o lugar onde tudo inicia e, por isso tem um significado enorme na vida de uma criança. Os pais são os primeiros educadores reforçando assim, quão importantes são na vida dos filhos. O papel dos pais diante de uma criança é de uma responsabilidade sem par, pois está diante de um ser que depende dos membros da família. Que é a raiz onde ela está fixada, para firmar, alimentar e fortalecer tudo o que de bom recebe no seio familiar e que, através deste, constrói seus valores. O compromisso dos pais leva a criança a crescer e se desenvolver saudável, direcionando de tal forma que consegui fazer com que esta criança seja, mais tarde, um adulto respeitoso e reconhecido pelo caráter que possui.

Os pais, com a melhor das intenções, procuram fazer sempre o melhor para seu filho, porém, numa sociedade onde as pessoas parecem correr contra o tempo para conseguir alcançar os objetivos e dar conta dos seus compromissos familiares, se esbarram também com as mudanças que acontecem muito repentinamente. E isso pode fazer com que uma lacuna entre pais e filhos se instale e se cristalize. Então, para suprir e até mesmo por desencargo de consciência, os pais podem cair na armadilha de substituir o afeto e a atenção por objetos que, certamente, nenhum deles irá substituir o amor e o afeto dos pais.

Lembrem-se pais, o brinquedo lúdico, faz parte da vida da criança, no entanto, estes não falam, não dizem a criança eu te amo, não abraçam, não cantam cantigas de ninar, não acolhem quando se sentem aborrecidas e até mesmo chorosas. Jamais existira algo que possa substituir o calor humano. Imagine o aconchego de um colo do papai ou da mamãe, isso pra uma criança não tem preço tem valores.

Embora esta prática de substituição seja habitual entre pessoas da família, não deveria ser uma constante, pois quando uma criança cresce em um ambiente onde o amor que ela necessita para a construção de sua personalidade se encontra ausente, possivelmente a autoestima dela pode se tornar rebaixada. E então corre o risco de ser alguém que não se valoriza e não valida seus feitos.

Nada pode emergir mais força e energia na vida de uma criança que se sentir amada e valorizada por seus pais. Até mesmo uma pessoa adulta fica com olhar radiante quando se sente amada, não é assim que dizemos? Você está amando? Está com semblante radiante. E com a criança não é diferente. Isso mostra o quanto os pais podem fazer por seus filhos.

Não deixe de presentear seu filho em datas comemorativas, porque fora destas, quando feito com frequência, pode alimentar um comportamento de desrespeito com os próprios pais. A criança passa a char que tem o direito de exigir o que quer e quando quer. Neste momento, os pais devem estar atentos ao limite colocado à criança. Dar limites à criança não significa castigar e ser rude, mas dialogar e mostrar o que é saudável fará da criança um adulto maduro e consciente em relação aos seus atos.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo