Inadimplência em Brusque cresce 28% em 2019

Mais de 50 mil contas não foram pagas no município durante este ano

Inadimplência em Brusque cresce 28% em 2019

Mais de 50 mil contas não foram pagas no município durante este ano

O ano de 2019 encerra com aumento de 28% de inadimplência dos consumidores de Brusque. Os dados são do setor de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque).

Em 2018, foram feitos 45.134 registros no banco de dados da entidade. Neste ano, o número saltou para 51.268. Este número não representa a quantidade de pessoas com “nome sujo”, mas o número de contas que não foram pagas.

Apesar do aumento do número de inadimplentes, o número de cancelamento de registros no SPC também apresentou alta neste ano. Em 2018 foram 27.849 cancelamentos e em 2019 foram registrados 51.268 cancelamentos, ou seja, um crescimento de 89%.

Segundo o gestor executivo da CDL, Claudemir Marcolla, o aumento do número de registros é reflexo do aumento de pessoas em busca de crédito. Consequentemente, a inadimplência também tende a aumentar. Porém, o gestor destaca que dos mais de 57 mil registros efetuados em 2019, 89% foram cancelados, diferente de 2018 em que o percentual foi de apenas 62%.

“Sabemos que os cancelamentos são resultantes dos registros efetuados nos últimos cinco anos, mas consideramos estes indicadores positivos. Dos 51.268 cancelamentos de registros em 2019, 72% são de pagamento/liquidação ou renegociação, ou seja, são mais consumidores aptos ao crédito no mercado”, explica.

Utilização de cheque despenca

De acordo com dados da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018, cerca de 8% da população economicamente ativa usava cheque pré-datado para suas compras. Em Brusque, 2019 apresentou uma redução de 20% na quantidade de registros de cheques no SPC. Passou de 701 em 2018 para 561 em 2019. Os cancelamentos ficaram em 1.206 em 2018 e 1.163 em 2019, porém, em média 67% destes cancelamentos foram por prescrição, ou seja, caducaram.

Crediário é importante alternativa aos consumidores

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em julho de 2019, um a cada três consumidores utilizam o crediário como forma de compra.

“Uma das mais poderosas ações de marketing de varejo, o crediário segue como uma importante alternativa de pagamento para os consumidores. Grandes cadeias de lojas investem em crediário próprio e aumentam cada vez mais sua clientela. Agora, pequenos e médios lojistas também têm à disposição ferramentas que somente grandes varejistas tinham acesso: o SPC Crediário”, conta Marcolla.

O SPC Crediário é um conjunto de ferramentas para facilitar a gestão de crediário próprio e ajudar a aumentar vendas, garantindo até R$ 800 por CPF em caso de inadimplência.

O banco de dados do SPC e Serasa é disponibilizado pela CDL aos associados. Considerado o maior banco de dados de CPF e CNPJ da América Latina, permite acesso a restrições de crédito, histórico de pagamentos do cliente, Score, dados cadastrais, protestos, registros, entre outros serviços.

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