Incêndio em Santa Maria: 231 jovens morrem em incêndio de casa noturna em Santa Maria; 192 já teriam sido reconhecidos

Festa universitária terminou de forma trágica na madrugada deste domingo

Incêndio em Santa Maria: 231 jovens morrem em incêndio de casa noturna em Santa Maria; 192 já teriam sido reconhecidos

Festa universitária terminou de forma trágica na madrugada deste domingo

Era para ser uma noite de confraternização entre estudantes universitários na casa noturna Kiss, no Centro de Santa Maria, município da região central do Rio Grande do Sul, a 300 quilômetros de Porto Alegre. Os “donos” da festa “Agromerados” eram os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas reunia também estudantes de Pedagogia, Medicina, Veterinária, Zootecnia e outros dois cursos técnicos. 

Grupo no Facebook
> Acesse informações da tragédia

A festa foi interrompida às 2h30 da madrugada deste domingo, 27 de janeiro, quando um incêndio de proporções incalculáveis tomou conta do local. Até este momento, os números divulgados pelas autoridades gaúchas registram a morte de 231 jovens, entre 18 e 30 anos, além de 111 feridos – e muita tristeza. O reconheciemnto dos corpos está sendo feito no Centro Desportivo Municipal “Farrezão”, em Santa Maria, e 192 jovens já foram identificados. 
 
O prefeito Cezar Schirmer decretou luto de 30 dias no município, e a presidente Dilma Rousseff, que estava em viagem ao Chile, onde participaria da reunião de cúpula dos países da América Latina com a União Europeia, cancelou seus compromissos no país vizinho e viajou até Santa Maria na manhã de hoje. Emocionada, ainda no Chile, a presidente declarou que o povo brasileiro precisava dela nesta hora difícil. 

– Gostaria de dizer à população de nosso país e de Santa Maria que estamos todos juntos nesse momento. 

Além disso, a presidente ofereceu ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, “toda a ajuda necessária” ao estado e “determinou que todos os ministros deem apoio em suas respectivas áreas”, segundo divulgou a assessoria do Palácio do Planalto. Genro também decretou luto oficial de sete dias em todo o estado, em respeito às vítimas do incêndio.

**Leia a reportagem completa na edição desta segunda-feira, 28 de janeiro, do Jornal Município Dia a Dia.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo