X
X

Buscar

Incêndio no Parque Nacional da Serra do Itajaí está oficialmente extinto

Mesmo após as chuvas da última semana, as equipes encontraram alguns focos de fogo que foram extintos na sequência

O incêndio no Parque Nacional da Serra do Itajaí, entre Guabiruba e Botuverá, está extinto. De acordo com o presidente da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), Ivo Leonardo Schmitz, o Leo, depois das chuvas que caíram entre quinta e sexta-feira, 4 e 5, as equipes decidiram deixar o combate por falta de segurança.

As cinzas formaram uma espécie de lama que tornou o local escorregadio. Além disso, os brigadistas também precisavam de um dia de descanso e recuperação. Somente duas pessoas permaneceram no local do acampamento fazendo a guarnição dos equipamentos.

Na manhã de sábado, 6, quando a chuva deu uma trégua na região do parque, as equipes retornaram ao local para averiguar a situação. Desde a semana passada, o trabalho contou com o apoio de brigadistas do Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), no Rio de Janeiro, que têm experiência no combate a incêndios florestais.

Mesmo com a chuva, três focos foram detectados e um novo combate seguiu até as 17h quando o incêndio foi finalmente extinto. Um sobrevoo com o helicóptero Arcanjo foi realizado para conferir se realmente não havia mais fogo. No domingo, 7, a equipe do Parnaso fez uma nova averiguação aérea em helicóptero do Corpo de Bombeiros não sendo encontrado nenhum foco de fogo ou de fumaça.

O helicóptero deu ainda apoio para a remoção dos galões de água que estavam na base e também no transporte de alguns brigadistas. Alimentos, lixo e outros itens do acampamento foram retirados da mata pela parte da equipe que fez o trajeto de volta a pé.

Na manhã desta segunda-feira, 8, uma última visita foi feita ao local para novo monitoramento e o incêndio foi oficialmente declarado extinto. Os que participaram da operação de combate ressaltam a importância do trabalho em conjunto.

Estiveram na operação a Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Assepavi, Brigadistas do Parque Nacional de São Joaquim/SC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ, Núcleo de Gestão Integrada Antonina-Guaraqueçaba/PR, prefeituras de Botuverá e Guabiruba, Bombeiros Militar de Santa Catarina-Brusque, Companhia de Operações Aéreas BM, Defesa Civil, IMA através da Reserva Biológica Canela Preta e voluntários.