Indústria lidera criação de empregos em Brusque em setembro; confira dados
Todos os setores registraram aumento no número de postos de emprego no período
Todos os setores registraram aumento no número de postos de emprego no período
A criação de empregos em Brusque no mês de setembro foi a melhor desde maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, foram 338 postos criados, sendo que o melhor resultado foi na indústria, positivo de 121.
Todos os setores terminaram o mês com saldo positivo. Atrás da indústria, vem o comércio, com 78 postos de trabalho criados. Na sequência, vem serviços, com 73, construção, com 65, e agropecuária, com um.
Em relação aos números do mesmo período do ano passado, porém, os dados de setembro foram menos expressivos – em 2021, foram 671 postos de trabalhos criados no mês.
No ano, em Brusque, já foram criados mais de 4 mil postos de emprego. O setor de serviços, com saldo positivo de quase 2,4 mil foi o que mais gerou postos de trabalho em 2022 até agora no município.
No total, a indústria é o setor que mais emprega em Brusque, com 26,1 mil funcionários. Nos serviços, são 16,1 mil trabalhadores, enquanto 10,5 mil trabalham no comércio e 2,5 mil na construção civil.
Dentro do setor industrial, que mais criou empregos em setembro, se destacam as empresas de fabricação de produtos têxteis e confecção de artigos de vestuários, que, juntas, foram responsáveis pela criação de 133 postos de emprego no mês.
Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser explica que o setor está em constante busca por mão de obra.
“Apesar da expectativa para o resultado das eleições e sobre os planos econômicos de quem vencer, como há uma falta crônica de mão de obra, o setor vai continuar aquecido em relação a contratações. Temos um déficit nesse sentido”, disse, em entrevista concedida antes do resultado das eleições presidenciais.
Ele destaca que a entidade e as empresas estão em um trabalho constante em busca de novos funcionários. “Cada empresa tem sua política dada pela sua necessidade. Como setor e entidade temos procurado incentivar a participação em cursos de formação, sempre tem vagas em aberto. Apostamos em especialização, precisamos de uma mão de obra qualificada”.
– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama