Infrações de uso de películas irregulares aumentam mais de 580%, em Brusque
Número é resultado de comparativo entre período de janeiro e maio deste ano com 2019
Com a intensificação da fiscalização de trânsito pela Polícia Militar de Brusque, foi registrado aumento de 581,6% no número de infrações quanto ao uso de películas irregulares nas área envidraçadas dos veículos.
De acordo com a PM, número compreende período de 1º de janeiro deste ano, até esta quarta-feira, 13, em comparação ao mesmo período em 2019. Ou seja, número saltou de 38 para 259, em 2020.
Ainda, foi registrado aumento de 13,27% das infrações quando ao ruído dos escapamentos, principalmente de motocicletas e similares: número aumentou de 113 para 128, no mesmo período.
Segundo o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, ambas infrações são classificadas como grave, com cinco pontos no prontuário do proprietário do veículo e multa de R$195,23.
“Lembramos que andar como veículo fechado com películas irregulares, excessivamente escura prejudica a dirigibilidade do mesmo, afeta a segurança viária e ainda dificulta e oferece risco aos operadores dos dos órgãos de segurança. Quem não deve não tem porque se esconder! Ou melhor, quem deve se esconder é o bandido”, comenta.
Ainda, de acordo com o comandante, é um erro afirmar que escurecer os vidros do veículo com películas irregulares melhora a segurança pessoal e familiar.
“Quanto ao excesso no ruído dos escapamentos, basta conscientizarmos que o nosso direito vai até onde começa o direito do outro, ou seja, não temos o direito de está perturbando o sossego ou a tranquilidade público com ruídos excessivos”, complementa.
O comandante adianta que a PM irá intensificar a fiscalização ainda mais durante o ano. “Cumprir e respeitar a lei é fundamental para uma maior e melhor segurança e convivência social. Façamos cada um a sua parte”, finaliza.