Ir para o conteúdo

Greve dos servidores da Celesc em Brusque chega ao fim após acordo

Negociação garantiu reajustes e mantém benefícios da categoria

A greve dos trabalhadores da Celesc em Brusque, que havia começado em 22 de setembro, foi encerrada nesta quinta-feira, 2, após aprovação da nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025–2026 em assembleias de empregados.

A decisão foi tomada após mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e entendimento entre a empresa e os sindicatos Intercel e Intersindical.

De acordo com a Celesc, os serviços devem ser normalizados a partir da tarde desta quinta-feira, seguindo o planejamento das áreas responsáveis.

Entre os principais pontos do acordo estão o reajuste salarial pelo INPC do período, a recomposição integral das cláusulas financeiras com base no mesmo índice, ampliação da gratificação adicional de férias de 23% para 30% para empregados admitidos a partir de outubro de 2016, e aumento do valor do vale extra de janeiro.

A empresa destacou que os demais auxílios também serão atualizados pelo INPC, garantindo a reposição integral da inflação em todos os direitos previstos no ACT.

Além disso, a Celesc reforçou compromissos com a estabilidade do quadro de pessoal, a renovação de benefícios tradicionais e a manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade para todos os empregados.

Em nota, a Celesc afirmou que nenhum direito da categoria foi reduzido ou retirado e que sempre manteve abertura ao diálogo.

O sindicato Intercel informou que a categoria avaliou positivamente a proposta e reconheceu a importância da mediação do MPT para o encerramento da paralisação, destacando que a reposição integral da inflação era o principal ponto reivindicado desde o início das negociações, em agosto.

Leia também:

1. Chuva forte, sol e calor: veja o que a previsão antecipa para Brusque
2. Homem furta documentos do primo para tentar evitar prisão, mas é detido em Brusque
3. Carlos Renaux marca dois gols em um minuto e vence a primeira na Copa SC
4. VÍDEO – Veículo desgovernado atinge carro da Prefeitura de Camboriú em Balneário Camboriú
5. Passageira de carro que atropelou homem na Beira Rio, em Brusque, conta versão do acidente


Assista agora mesmo!


Quem foram os primeiros religiosos de Guabiruba:


Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias