VÍDEO – Moradores reclamam de falta de manutenção em praça do loteamento Bruschal, em Brusque
Vegetação e estrutura comprometem o uso do espaço público
Moradores do loteamento Bruschal, no bairro Souza Cruz, reclamam da falta de manutenção de uma praça localizada na rua Sebastião Buttchevitz. O espaço é bastante utilizado pela comunidade, especialmente por contar com uma pista de bicicleta, que costuma ficar movimentada aos fins de semana.
Além da pista, a praça possui uma quadra de vôlei de areia, frequentada por bastante pessoas, principalmente aos sábados e domingos. No entanto, usuários apontam que a estrutura apresenta problemas, como falta de manutenção e desgaste dos equipamentos.
O parquinho infantil é outro ponto de preocupação. A preocupação dos moradores é em relação à segurança das estruturas. No local, crianças descem pelo escorregador e caem diretamente sobre brita, já que não há areia ou outro material apropriado para amortecer quedas.
Além disso, o mato no local, apesar de não estar excessivamente alto, dificulta o uso do espaço e contribui para a sensação de abandono. Mesmo assim, crianças continuam frequentando o local para brincar.
Segundo os moradores, parte da manutenção básica é feita pela própria comunidade, dentro do que é possível, para manter a praça minimamente funcional. A área é utilizada por pessoas de diversos bairros.
A situação já foi levada a vereadores e ao poder público, mas, conforme os relatos, não houve retorno. Há cerca de dois anos, os moradores afirmam ouvir as mesmas respostas, de que o pedido estaria “na pasta da Secretaria de Obras” ou “na fila de atendimento”, sem que as melhorias saiam do papel.
Posicionamento da prefeitura
O jornal O Município entrou em contato com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, para questionar a situação da praça. De acordo com ele, a informação de que o local estaria há dois anos sem manutenção não procede. O secretário afirmou que a praça recebe manutenção periódica e que já existe um cronograma previsto para novos serviços, como roçada e limpeza, além de plantão com a equipe responsável.
Segundo Ivan, mesmo com a manutenção regular, a secretaria irá solicitar uma nova verificação no local para identificar possíveis necessidades pontuais. Caso sejam constatados problemas, como a necessidade de reparos em brinquedos ou ajustes na área de recreação, as providências serão incluídas no planejamento. Ele também mencionou que, se necessário, poderá ser feita a substituição da brita por pó de brita ou areia.
“Não procede a informação de dois anos sem manutenção. A praça recebe cuidados, temos várias áreas desse tipo na cidade e pode acontecer de surgir alguma demanda pontual. Vou pedir para a equipe verificar a situação e, se houver necessidade, vamos programar a manutenção, a limpeza e a roçada do local”, explicou o secretário.
Confira o vídeo:
https://youtube.com/shorts/46RLVvGuOhE?feature=share
Leia também:
1. VÍDEO – Pianista brusquense lança seu primeiro álbum de música clássica contemporânea
2. Vigilância em Saúde intensifica combate à dengue em bairros de Brusque
3. EXCLUSIVO – “Fiquei paralisado e apavorado”, diz jovem que denunciou padre por importunação sexual em Brusque
4. VÍDEO – Homem que arrastou cachorro amarrado em caminhão por 1 km é preso em Blumenau
5. Confira balanço de ocorrências da Delegacia de Investigação Criminal de Brusque em 2025
Assista agora mesmo!
Chegada do asfalto entre Brusque e Botuverá trouxe alívio, mas obra enfrentou desafios:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias