Inicia a vistoria semestral em Brusque

Táxis e transportes especiais passam por inspeção para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população

Inicia a vistoria semestral em Brusque

Táxis e transportes especiais passam por inspeção para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população

A prefeitura já iniciou a vistoria de táxi e transportes especiais de Brusque, para renovar a licença para operação no segundo semestre. No total, 215 veículos devem passar pela vistoria. Segundo o diretor de transportes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), Luis Henrique Blumer, a fiscalização segue a determinação do Código Nacional de Trânsito, que solicita vistorias semestrais.
Depois de vistoriados, os veículos são adesivados no lado direito do pára-brisa. No primeiro semestre, o adesivo era verde, agora será vermelho. “Essa é uma maneira dos órgãos fiscalizadores e da própria população saber quais automóveis estão aptos para trafegar na cidade”, diz Blumer.
Os primeiros veículos que passam pela vistoria são os táxis, cujo prazo iniciou dia 9 e vai até 27 de junho. O prazo dos veículos especiais iniciou segunda-feira, 23, e vai até 11 de julho. O trabalho é realizado na sede da Setram e pode ser agendado antecipadamente por telefone.

 
Carteira de taxista
Em Brusque, os taxistas recebem uma carteirinha, em que dá o direito a somente ele dirigir o veículo. “Só se eu tiver um auxiliar que também tenha esse documento, caso contrário, uma pessoa apenas com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não pode dirigir por mim”, conta o taxista Nivaldo Longin.
Para ter acesso à carteirinha, o taxista passa por um curso de orientação e aprendizagem.
Aos motoristas que não passarem pela vistoria pode receber uma infração de trânsito durante a fiscalização diária, e multa administrativa. “Nossa intenção com essa vistoria é realizar uma fiscalização e orientação antecipada, para evitar que esses servidores sejam penalizados mais tarde”, diz Blumer.

 
Emissão de certidões
A equipe da Secretaria de Trânsito e Mobilidade afirma que, entre os dias 4 e 13 de julho, o sistema utilizado pela Secretaria da Fazenda para emissão de negativas e outros documentos exigidos a quem precisa de autorização da prefeitura, estará em manutenção, fora do ar. Portanto, quem precisar regularizar sua situação fiscal ou tributária junto à Administração Municipal deve antecipar a documentação.

 

Quantidade de veículos
68 táxis
32 operadores de transporte escolar
16 operadores de fretamento
55 veículos de transporte escolar
44 veículos de fretamento

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