Insatisfeitos por falta de reajuste, servidores fazem manifestação em frente à Câmara de Brusque
Mais de 60 pessoas compareceram ao protesto
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sinseb) organizou manifestação nesta terça-feira, 9, com presença de mais de 60 servidores na praça Sesquicentenário, em frente à Câmara de Brusque. O objetivo foi protestar contra a falta de reajuste salarial dos servidores.
O protesto começou por volta das 17h30. Presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho, a manifestação ainda teve como pauta a negociação salarial em 2022. Ele destaca que as perdas salariais em janeiro podem chegar aos 16% e enxerga dificuldades nas negociações no ano que vem.
“Temos servidores de quase todas as áreas aqui representados, inclusive aposentados. Estamos em tratativas com a prefeitura também pela reforma de previdência que está na Câmara. É importante estarem aqui hoje também para reforçar o papel do sindicato nessa negociação com Câmara e prefeitura, que não prejudique os servidores e também ajude a saúde financeira da previdência”, disse Orlando.
Durante o ano
Em julho, o Sinseb ajuizou um mandado de segurança coletivo contra o prefeito de Brusque, Ari Vequi. Segundo Orlando, a ação foi considerada improcedente pela Justiça de primeiro grau, no Fórum da Comarca de Brusque.
Entretanto, o Sinseb entrou com recurso desta decisão junto ao Tribunal de Justiça. “Nós queremos saber porque a Justiça entendeu que era válido dar o reajuste aos servidores do Judiciário e não era válido dar reajuste aos servidores municipais da nossa base, que é Brusque”, continua.
Advogado do sindicato, Cláudio Roberto da Silva, explicou que a liminar era para que a prefeitura se abstivesse de usar a lei federal n° 173 como pretexto para negar a reposição da inflação. A legislação estabeleceu a impossibilidade de reajuste salariais do funcionalismo, em contrapartida a recursos recebidos pelas prefeituras para enfrentamento da pandemia.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube