Instalação de postes em cima de guia para deficientes visuais chama atenção no bairro Limeira

Estruturas foram instaladas no meio da calçada no domingo; Celesc afirma que é temporário

Instalação de postes em cima de guia para deficientes visuais chama atenção no bairro Limeira

Estruturas foram instaladas no meio da calçada no domingo; Celesc afirma que é temporário

A instalação de três postes em cima da calçada no início da rua Alberto Muller, no bairro Limeira, tem despertado indignação de moradores e empresários do local.

Os postes foram instalados no domingo, 21, e posicionados exatamente no meio da calçada, em cima da guia para deficientes visuais.

Agora, os pedestres que utilizam a calçada, que já é estreita, ganharam mais um obstáculo. “Todos estão incomodados com isso. A Limeira já tem um grande problema com calçadas e aí durante o fim de semana instalam três postes justamente em cima da calçada, em cima da guia de deficiente visual, tirando toda a mobilidade dos pedestres”, observa o empresário Ronie Staack.

Divulgação

De acordo com ele, este é um dos poucos pontos de calçada no local que seguem o padrão, além disso, tem atrapalhado o acesso dos pedestres ao ponto de ônibus que fica próximo. O empresário também observa o perigo que os postes trouxeram para os pedestres.

“A calçada já é estreita, a rua tem um fluxo muito grande de carros e caminhões. É muito comum ver os caminhões passando rente à calçada e agora com os postes, os pedestres precisam desviar. Como um cadeirante, uma mãe com carrinho de bebê vão passar por ali em segurança?”, questiona.

O que diz a Celesc?

A reportagem de O Município questionou a Celesc, responsável pela instalação dos postes, sobre o assunto. Por meio da assessoria de comunicação, a empresa de energia elétrica afirma que “as estruturas foram posicionadas temporariamente para realizar a substituição dos cabos da rede elétrica que atende a região, sem que seja necessário interromper o fornecimento de energia”.

A nota enviada pela empresa destaca que os novos cabos irão beneficiar 4,1 mil unidades consumidoras e serão instalados nos postes localizados no lado oposto da faixa, na mesma rua.

De acordo com a Celesc, o prazo para que o serviço seja concluído e os postes temporários sejam retirados do local é de até 40 dias.

Obstáculo para deficientes

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais, Sidnei Pavesi, considera que a implantação dos postes em cima da pista podotátil na rua Alberto Muller é “totalmente inadequada” e deve ser revista.

“A partir do momento que existe a pista podotátil e se coloca postes no meio, está totalmente equivocado, fora dos padrões da norma da ABNT”.

Pavesi, que é deficiente visual e conhecido na cidade por andar na companhia do cão-guia Braile, afirma que situações como esta não são difíceis de encontrar nas ruas de Brusque, e contribuem para acidentes envolvendo deficientes visuais e cadeirantes, por exemplo.

“Temos muitas calçadas que terminam em um poste e acabamos esbarrando, batendo com o corpo, com o rosto, porque a partir do momento que temos uma pista guia, partimos do ponto que não terá nada em cima, que será segura, e nem sempre isso acontece. Para os cadeirantes também é complicado, porque precisam desviar, às vezes a calçada é estreita e a cadeira não passa. São muitas situações”.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais observa que as cidades ainda não estão preparadas para acolher os deficientes. “Só tenho a lamentar esses gargalos. Sabemos que no Centro da cidade muitas vezes fica inviável adaptar por conta da estrutura antiga, mas construções novas precisam observar as normas da ABNT e ainda não são seguidas”.

Pavesi lembra ainda que em caso de obra pública, se é feita sem acessibilidade, o responsável pode ser cassado por improbidade administrativa. “Obras novas sem acessibilidade são inadmissíveis. A comunidade da Limeira que está reclamando dos postes está fazendo de forma justa. Espero que os responsáveis sejam chamados, questionados e se possa fazer a modificação”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo