X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Instituições de ensino passam a ofertar cursos de operação de drones

Em virtude da versatilidade, esses equipamentos se tornaram aliados na captura de imagens e monitoramento

Os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones, chegaram ao Brasil e logo ficaram conhecidos pela capacidade de fazer imagens aéreas e com qualidade. Por causa dessa característica e versatilidade, a sua utilização tornou-se crescente em diversos segmentos, sendo amplamente usado para auxiliar no monitoramento no campo e na produção de vídeos de marketing, por exemplo.

Um drone consegue captar melhores ângulos para fotos e filmagens aéreas mantendo a câmera estável por mais tempo, se comparado ao uso do helicóptero. Além disso, seu uso tem custos menores.

Diante do custo-benefício, e a ampla exploração do mercado, tais equipamentos vêm sendo usados, também, no cinema, na fotografia, construção civil e agropecuária – nessa, é uma das tecnologias implementadas no campo, onde o dispositivo ajuda a monitorar os hectares com maior agilidade na obtenção e apresentação dos dados de mapeamento, além de favorecer uma visão completa da lavoura e possibilitar um backup da área para futuras análises sazonais. Com isso, a atividade que era realizada em meses de trabalho passou a ser feita em poucos dias.

Além desse aproveitamento em áreas distintas, eles também conquistaram espaço nas agências de marketing que já utilizam o equipamento em seus serviços. Exemplo é a campanha televisiva da Dove, veiculada nas emissoras brasileiras. Com o título de “Mamãe, cheguei!”, a marca apostou na produção de vídeos com drones vestindo-os com uma fantasia de cegonha. Os equipamentos aproximaram-se das mulheres grávidas e de mães com crianças para lançar sobre elas alguns produtos da marca.

Esses equipamentos também são utilizados para lazer. No entanto, especialistas alertam que um drone não é brinquedo. Para controlar um equipamento do tipo é preciso ter licença aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dispõe de um regulamento para este fim. Também é preciso ter conhecimentos sobre a manipulação do aparelho.

Quer aprender a operar um drone? Saiba onde estudar!

Em resposta às expectativas do mercado, em uma busca intensa pelos aparelhos, as instituições de ensino começaram a oferecer cursos para atender a procura.

Atualmente, há cursos online de drone, assim como presenciais de curta duração, graduação e pós-graduação. O arquiteto e fundador da CG Drone, Carlos Galassi, explica que cada escola tem sua carga horária própria de curso, sendo a média de um módulo básico de 16h.

Os tópicos abordam legislação para que o controlado saiba como operar dentro das normas ANAC, Anatel e Decea; manutenção do equipamento; funcionamento – comando e precauções, além de aulas práticas para colocar a aprendizagem teórica em exercício, onde o aluno pratica movimentos de decolagem e pouso, por exemplo.

Os cursos de operação de drones estão autorizados a emitir certificado com validade legal e o custo varia conforme o módulo e a modalidade de curso, que oscila entre online, curta duração, graduação ou especialização. Para os cursos de curta duração, por exemplo, o valor médio apresentado pelo mercado varia entre R$800 e 1.400.

 Fonte:  Agência Educa Mais Brasil