Instituições de ensino superior de Brusque mantêm média na avaliação do MEC
Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019 foi divulgado pelo Inep em 23 de abril
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019 mostra que as instituições de ensino superior de Brusque permanecem no mesmo nível da avaliação de 2018. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de abril.
De acordo com os resultados do Inep, 76,14% das instituições de ensino alcançaram notas de 1 a 3, enquanto 21,64% obteve nota 4 e apenas 2,22% a nota máxima. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e a Uniasselvi Brusque obtiveram nota 3. Já a Faculdade São Luiz obteve IGC 4.
“Com alegria recebemos esta notícia, que avalia a qualidade dos cursos nas universidades públicas e privadas no país. Acolhemos a renovação da nota 4, que reflete todo o esforço da instituição, de seus professores, corpo técnico administrativo e acadêmicos”, afirma o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, comenta que a instituição utiliza os resultados das avaliações externas para refletir sobre as práticas pedagógicas e aprimorar o processo de ensino. “O IGC é resultado de um trabalho árduo e contínuo, voltado para as demandas de formação superior na região de Brusque”.
O diretor da Uniasselvi de Brusque, Antonio Roberto Rodrigues Abatepaulo, explica que mediante análise do IGC contínuo a instituição registrou uma melhoria qualitativa em relação ao último IGC. “Houve uma evolução de 2,63 para 2,73, tal resultado demonstra um crescimento contínuo e gradativo da nossa instituição com valor do IGC faixa igual a 3,0”.
Cálculo
O cálculo final do IGC leva em consideração uma série de indicadores de base. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) demonstra o conhecimento dos estudantes quanto aos conteúdos de sua formação e também a diferença entre os desempenhos esperados e observados (IDD).
De acordo com o Inep, o cálculo utilizou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados dos mais de 4 mil programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições do país em 2019.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, das 85 instituições existentes, apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve nota 5. Outras 23 alcançaram a nota 4 e as demais ficaram entre 1 e 3.