Instituto alemão visita Brusque pela primeira vez
Objetivo da visita é a troca de experiências principalmente nas áreas de tecnologia e inovação
Objetivo da visita é a troca de experiências principalmente nas áreas de tecnologia e inovação
Foi anunciada ontem, na Associação Empresarial de Brusque (AciBr), a vinda de uma comitiva do Karlsruhe Institut Für Technologie – Instituto Tecnológico de Karlsruhe (KIT), da Alemanha – para Brusque, nos dias 11 e 12 deste mês. O objetivo da visita, que ocorre pela primeira vez, é expandir a cooperação internacional com instituições do Sul do Brasil, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação.
A comitiva, formada por sete pesquisadores, um diretor e um relações internacionais, participa de uma missão em universidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e incluíram Brusque no roteiro. Segundo o presidente da AciBr, Edemar Fischer, a cidade tem em comum com o instituto projetos de inovação, além de realizar a formação tecnológica, principalmente na área de engenharia. “Eles estarão vendo o que podem trazer de evolução para o município. E as empresas de Brusque precisam, principalmente nessa conjuntura econômica que nos encontramos, de projetos de inovação”, diz.
A negociação para trazer a comitiva vem de muito tempo. O proprietário da Açopeças Indústria de Peças de Aço, de Guabiruba, Pedro Schmitt, é representante da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft – Sociedade Badisch – Sul brasileiro. A entidade coordena em âmbito regional as informações e a preservação de contatos existentes há décadas entre as entidades culturais do Norte de Baden e descendentes de imigrantes residentes nos três estados do Sul do Brasil. E é também por meio dessa relação que a visita foi articulada.
Segundo ele, o KIT é um instituto de altíssima tecnologia e tem uma série de pesquisas em várias áreas da informação, como astrofísica, meteorologia e espacial. “São sete mil doutores que fazem pesquisa e cerca de 30 mil alunos”, frisa, ressaltando que esse é o momento de “qualquer pessoa desenvolver um novo produto ou projeto”. “O jovem que quer empreender e se qualificar deve aproveitar a ocasião para fazer esse contato”, diz.
Missão começa na Unifebe
A primeira visita da comitiva será no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) neste sábado, 11. Eles irão conhecer as instalações da instituição, mas principalmente o Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação e o Laboratório de Materiais e Ensaios. Segundo a relações internacionais da universidade, Ana Paula Bonatelli, que já visitou a estrutura do KIT no mês passado, o instituto alemão trabalha basicamente com três pilares: universidade, poder público e com empresas, e é por meio disso que conseguem desenvolver projetos que colaboram com a cidade.
Ana Paula diz que eles conhecerão os laboratórios da Unifebe e trocarão conhecimentos, para numa próxima oportunidade, os alunos de Brusque realizarem estágios na Alemanha. “É uma instituição de renome internacional que está compartilhando conhecimento e experiências em distintas áreas, principalmente em tecnologia, engenharia e cerâmica”, afirma, destacando que o KIT investe anualmente 785 milhões de euros apenas em pesquisa.
Aproveitando a visita da comitiva alemã, a Unifebe inaugurará em agosto o Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação, que terá microscópios que permitem a fabricação e análise de produtos. O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da universidade, Denis Boing, diz que no espaço será possível desenvolver processos de fabricação.
No domingo, 12, último dia da estadia da comitiva alemã em Brusque, eles conhecerão alguns pontos turísticos do município, como o Zoobotânico e o parque das Esculturas, e também irão à empresa Irmãos Fischer onde se reunirão com outros empresários.