Instituto Francês da Moda certifica alunas do EuroFashion/UNIFEBE
Thayse Helena Machado
Paris
Durante a manhã, as estudantes assistiram à palestra “Paris, as Fashion capital” com o responsável pelo mestrado internacional de luxo do instituto, Andrew Brown.
O professor fez uma retrospectiva do processo de transformação vivido pela alta costura e o sistema de moda francês relacionado com o sistema mundial. Segundo ele, a alta costura sofreu importantes mudanças na forma de se inserir no mercado.
Assim como a conferencista da Esmod Sylvie Maysonnave, Brow destacou o fato do sistema de moda mundial, principalmente o europeu, estar firmado em ações de marketing, no que se refere à gestão. “As marcas de alta costura francesa que sobreviveram, a Chanel por exemplo, foram aquelas que abriram seu leque de negócios para a perfumaria e mais adiante produziram Prêt-à-Porter. As maisons que se voltaram somente para as artes não foram adiante”, explicou.
A palestra foi traduzida simultaneamente pelo professor do curso de Moda da UNIFEBE, Rodrigo Zen.
Revivendo os anos 1950
Durante a tarde, o grupo visitou o Museu da Moda Palais Galliera e conferiu a exposição “Os anos 50 – Moda na França, 1947-1957”, que retrata a época considerada “mais luxuosa e radiante” em moda feminina, conforme declaração do diretor do museu Olivier Saillard.
Antes de voltar ao Brasil, as alunas terão aula no Museu do Louvre e no Palácio de Versailles, entre outras atividades.