X
X

Buscar

Instituto Francês da Moda certifica alunas do EuroFashion/UNIFEBE

Thayse Helena Machado

Paris

Além da cerificação pelo Cento Universitário de Brusque – UNIFEBE, as alunas do curso EuroFashion também recebem certificado dos seminários e conferências que participam na Europa. Depois da Universidade IUAV di Venezia e da Escola ESMOD, na sexta-feira, 24, foi a vez do Instituto Francês da Moda (Institut Français de la Mode) receber o grupo.

Durante a manhã, as estudantes assistiram à palestra “Paris, as Fashion capital” com o responsável pelo mestrado internacional de luxo do instituto, Andrew Brown.

O professor fez uma retrospectiva do processo de transformação vivido pela alta costura e o sistema de moda francês relacionado com o sistema mundial. Segundo ele, a alta costura sofreu importantes mudanças na forma de se inserir no mercado.

Assim como a conferencista da Esmod Sylvie Maysonnave, Brow destacou o fato do sistema de moda mundial, principalmente o europeu, estar firmado em ações de marketing, no que se refere à gestão. “As marcas de alta costura francesa que sobreviveram, a Chanel por exemplo, foram aquelas que abriram seu leque de negócios para a perfumaria e mais adiante produziram Prêt-à-Porter. As maisons que se voltaram somente para as artes não foram adiante”, explicou.

Braw também destacou que as marcas já não têm somente um criador, mas diretores artísticos responsáveis por pensar a marca de maneira global. Para ele, esses profissionais não estão atentos somente às coleções, mas de que forma elas vão para a rua, como serão divulgadas e fotografadas, entre outros caminhos para que a marca se consolide no mercado.

A palestra foi traduzida simultaneamente pelo professor do curso de Moda da UNIFEBE, Rodrigo Zen.

Revivendo os anos 1950

Durante a tarde, o grupo visitou o Museu da Moda Palais Galliera e conferiu a exposição “Os anos 50 – Moda na França, 1947-1957”, que retrata a época considerada “mais luxuosa e radiante” em moda feminina, conforme declaração do diretor do museu Olivier Saillard.

Antes de voltar ao Brasil, as alunas terão aula no Museu do Louvre e no Palácio de Versailles, entre outras atividades.