Instituto mineiro nega que realizou pesquisa a prefeito de Brusque que circula pelas redes sociais
Levantamento não consta em sistema do TSE
Uma pesquisa eleitoral referente às eleição a prefeito de Brusque circula pelas redes sociais. O levantamento, porém, é falso. No documento consta que a realização é do instituto MDA, de Lavras (MG), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT).
A reportagem de O Município entrou em contato com o instituto, que negou que tenha realizado pesquisa eleitoral na cidade. “Não fizemos nada. Nunca estivemos na cidade para fazer pesquisa sobre a eleição municipal”, afirma um representante.
No sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nada consta sobre pesquisa realizada pela CNT e MDA. O Município entrou em contato também com a CNT, que enviou uma nota: “A última edição da Pesquisa CNT de Opinião, em parceria com o instituto MDA, foi divulgada em 16 de maio de 2023. Desconhecemos o levantamento mencionado”.
Na pesquisa falsa há diferenças quanto ao nome dos candidatos. No caso de Simas (PP), o nome que aparece é “Alessandro Simas”, e não o nome de urna do candidato, diferente de Molina do Ari (MDB), em que está escrito, sim, o nome de urna.
Os nomes dos candidatos a vice-prefeito Deco Batisti (PL) e Enfermeira Dida Mafra (PSDB) também estão com escrita diferente. Eles estão escritos somente como “Deco” e “Dida Mafra”, resumidos, ao invés da escrita completa.
Atualização (29/08, às 10h45): a nota da CNT foi incluída na matéria.
Veja agora mesmo!
Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar: