Com o propósito de incentivar a busca por uma vida saudável entre os funcionários, a empresa brusquense Intelidata, que atua no mercado de softwares comerciais, realiza o Projeto Saúde. A iniciativa promove exercícios físicos e alimentação balanceada. Neste ano, 25 colaboradores foram premiados, destes, três também foram vencedores de um desafio extra.
No total, 41 pessoas se envolveram no projeto, que durou dez meses. A proposta engloba atividades físicas, como participações em eventos de corrida e caminhada, receitas saudáveis, controle da saúde por meio de exames de sangue, os quais comprovam melhora nutricional, entre outros desafios.
A analista de RH da empresa, Jocilene Marcolla, deu apoio na organização e participou assiduamente dos desafios. Ela foi uma das que recebeu o maior prêmio, mas o melhor resultado foi notar uma mudança da saúde física.
“Sempre tive cuidado para não deixar passar os desafios. Cheguei a ir em uma nutricionista durante o desafio, agora no fim do ano já notei melhoras na qualidade de vida. O bom de ter criado metas com pontuação facilitou o controle do projeto e acompanhamento dos envolvidos nos desafios mensais”, comenta.
O projeto, que é opcional, possibilita o envolvimento da família e incentiva a união da equipe. No final, a premiação contou com auxílio financeiro, que foi de R$ 100 até R$ 600 em vale compras em loja de artigos esportivos, além de relógios especiais para vencedores de um desafio extra.
Apesar da ideia parecida com uma gincana, o projeto não incentiva a competitividade, mas sim a busca por uma vida saudável. Jocilene destaca o desafio das receitas, por exemplo, o qual precisa ser comprovado por meio de vídeos ou fotos para demonstrar o passo a passo.
Os objetivos das receitas saudaveis são as pessoas poderem inseri-las no dia-a-dia e ao mesmo tempo postar elas no grupo, para compartilhá-las com as outras pessoas. “A competição é consigo mesmo, não um contra o outro. A pontuação é o resultado da melhora individual”, diz.
Mudanças e complementos
Os vencedores do desafio extra, que receberam o relógio, Deise, Maicon e Renato, contam que o projeto complementou a rotina dos três, que já cuidavam da saúde, com exercícios periódicos.
Para a desenvolvedora de software Deise Cintia Zunino, 33, o grupo, que treinava, precisou se adequar aos desafios para pontuar. O empenho deu certo.
“Foi extremamente gratificante, e não esperava. A empresa incentiva muito a prática de esporte. A gente se sente super bem, com disposição”, completa.
O profissional da educação física Renan Correa foi responsável por acompanhar os colaboradores no projeto. De acordo com ele, a maior dificuldade é incentivar a equipe a levar as mudanças para a casa.
Correa destaca a importância de uma empresa pensar na saúde dos funcionários e criar incentivos. Iniciativas como essa certificam a Intelidata como um ótimo lugar para se trabalhar no Brasil, pela Great Place to Work 2019.
“A visão é que nem todo mundo tem a mente aberta como a Intelidata. Se todas as empresas fizessem isso, teríamos um grande avanço. Precisa ter investimento, alguém para puxar a frente, é um trabalho em conjunto que traz resultados, como trouxe agora”, complementa.
O coordenador de marketing Thiago Saes também destaca a importância de iniciativas desse tipo para além de trabalhar o institucional da empresa.
“Desmitifica o profissional de Tecnologia da Informação (T.I). Ele não fica em uma caverna e não se exercita. Não é somente a entrega no dia a dia. Ele também busca cuidar da saúde e a empresa precisa pensar nisso”, diz.
Correa explica que a atividade física tem interação e alguns funcionários não têm essa facilidade. “Tivemos que respeitar individualidade de cada um. Mas foi muito legal trabalhar aqui, o pessoal se dedicou”, finaliza.
Pontapé inicial
O Projeto Saúde foi idealizado em conjunto entre colaboradores, em 2018. Segundo a diretora administrativa da Intelidata, Marenir Graf, a ideia veio após perceber que os funcionários consumiam alimentos não saudáveis.
Um dos primeiros passos foi trazer uma nutricionista para um bate-papo na empresa. A partir de pequenas mudanças, a iniciativa passou a premiar funcionários que demonstravam uma vida mais saudável.
“A gente sentiu um bom engajamento já no primeiro ano, esse ano foi mais. Teve gente que participou, mas não atingiu a pontuação. Porém, um foi ajudando e incentivando o outro, isso ajudou no clima organizacional”, avalia.
Outras atividades já faziam parte do cotidiano da Intelidata, como a ginástica laboral. Marenir ressalta que, neste caso, implantaram mudanças no Programa de Participação de Resultados (PPR), que inseriu pontuação para quem participava da ginástica.
Jocilene conta que nota a mudança de hábitos entre os colegas, que perderam massa de gordura. Transformações diárias, como tirar o açúcar do café e substituir a bolachas por frutas fizeram a diferença.
“No começo tem uma resistência. Todo mundo quer melhorar, só que a gente nunca começa. Um projeto assim pode ser um início ou um incentivo para começar. É animador e prazeroso”, conta.