Intensa massa de ar frio deve trazer neve e geada para Santa Catarina nesta semana
Várias regiões do estado poderão ter neve
Várias regiões do estado poderão ter neve
Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança da Argentina em direção ao sul do Brasil nesta segunda-feira, 16, provocando diminuição de temperatura. Conforme a Epagri/Ciram, essa é a primeira onda de frio de 2022, que vai manter as baixas temperaturas em Santa Catarina durante a semana, até sábado, 21, favorecendo a condição de neve, chuva congelada e geada.
Os meteorologistas da Epagri/Ciram confirmam a previsão divulgada na semana passada, que aponta a primeira neve do ano em SC ocorrendo entre esta terça-feira, 17, e madrugada desta quinta-feira, 19. As baixas temperaturas, de -1 °C a 5 °C, aliadas à elevada umidade do ar, trazem a combinação perfeita para a ocorrência do fenômeno.
E desta vez, além dos moradores do Planalto Sul, mais acostumados com a neve, quem mora em municípios altos do Extremo Oeste ao Meio-Oeste também pode se preparar para a possibilidade de presenciar o fenômeno nesta terça-feira.
A condição de geada fica para os dias seguintes, nesta próxima sexta-feira, 20 e sábado, 21, com temperatura mínima negativa nas áreas altas em boa parte do estado, quando a combinação será de temperatura baixa e baixa umidade do ar (tempo seco).
Além disso, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para a ocorrência de rajadas de ventos de até 100 km/h, principalmente no Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis a partir da noite desta segunda-feira, 16, causadas por um ciclone que se aproxima da costa catarinense.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: