A aula inaugural da Inter Academy Brusque, reuniu dezenas de meninos de todas as idades no sábado, 26. A partir de agora, a cidade é oficialmente uma das sedes da escolinha de futebol da Inter de Milão e promete movimentar o cenário esportivo da região.
Escolinha da Inter de Milão inicia atividades em Brusque
Aula inaugural da Inter Academy reuniu dezenas de meninos de todas as idades
O técnico da Inter Academy, Adriano Bertolucci de Castro, é um velho conhecido dos brusquenses. Ele já jogou pelo Brusque Futebol Clube nos anos 2000 e também atuou na Itália durante nove anos, adquirindo toda a experiência e as técnicas do futebol europeu.
Ele já é proprietário da Inter Academy de Blumenau, que foi a primeira escolinha da equipe italiana no Sul do Brasil, há dois anos. A intenção desde o começo foi expandir as atividades e Brusque sempre esteve no radar, principalmente por essa afinidade da cidade com o futebol.
“Brusque tem uma equipe profissional na cidade, que está em um ótimo momento, conquistou um título nacional recentemente, então por que não aproveitar e dar mais uma opção para as crianças aprenderem as técnicas do futebol”, diz.
A Inter Academy é direcionada para meninos entre 4 e 17 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana e têm uma hora de duração. Na escolinha, as crianças são divididas por faixa etária e aprendem todas as técnicas do futebol, desde troca de passes, jogadas, como se conduz a bola, e o mais importante, são treinados para ter independência na hora da tomada de decisões e disciplina.
“Com o passar do tempo, eles que vão tomar a decisão sobre o momento certo de fazer tal jogada, de dar um passe. Acredito que esse é um dos grandes diferenciais do nosso trabalho. Também prezamos muito pela disciplina dos atletas”, destaca Adriano.
Uma vez por ano, o treinador da equipe de base da Inter de Milão vem ao país para uma visita técnica às escolinhas da equipe. Atualmente, são 50 franquias da Inter Academy no Brasil e o técnico fica rodando durante dois meses, avaliando o trabalho do treinador e também o desenvolvimento de cada aluno.
Estrutura
A Inter Academy Brusque teve sua estrutura aprovada pela Inter de Milão. As aulas acontecem no campo de grama sintética localizado na rua Joaquim Zucco, no bairro Nova Brasília. O campo é coberto, e tem toda a estrutura de vestiário, wi-fi, estacionamento e também lanchonete.
As aulas em Brusque serão às quartas e sextas-feiras, de manhã e à tarde. Quem tiver interesse, pode fazer uma aula experimental sem compromisso para conhecer a metodologia.
Oportunidades
Dois alunos da Inter Academy de Blumenau ganharam a chance de disputar a Disney Cup, em Orlando, nos Estados Unidos, em julho deste ano, o principal torneio de base do futebol mundial.
Um dos alunos também ficou uma semana na Itália, acompanhando os treinamentos da Inter de Milão. O outro, teve oportunidades em Paris, na França.
“Essas oportunidades são uma consequência do nosso trabalho e do trabalho dos atletas. O foco da Inter Academy é dar oportunidades ao aluno”, diz.
Rafael Bianchini, 15 anos, é aluno da Inter Academy de Blumenau há um ano e meio. Ele é segundo volante e é um dos destaques da escolinha, já que ganhou uma oportunidade na base do Metropolitano.
“Eu me surpreendi muito com as aulas do Adriano. Eu já treinava há cinco anos, mas nesse um ano e meio eu aprendi muito mais. Ganhei oportunidade na base de um time profissional e pretendo continuar ainda por muito tempo treinando na escolinha”, diz.
Quem também está bastante feliz com a metodologia da Inter Academy é Vinicius Eduardo Pereira, 17 anos. O meio-campo também faz parte da escolinha de Blumenau e tem como sonho se tornar um jogador profissional. “Percebo que estou cada dia melhor. Eu vim do futsal e entrei no campo com o Adriano. Vejo a escolinha como uma grande oportunidade”.
Eder Alves de Quadros, 21 anos, está na Inter Academy de Blumenau há quase três anos. Ele sempre teve o sonho de ser jogador profissional e, na escolinha, acredita que o sonho não é impossível. “Eu comecei a treinar tarde, com o tempo o sonho vai diminuindo, mas não é impossível. Aindo treino e não tenho intenção de sair da escolinha, pois aprendi muito e vejo muito resultado”.