Intercambistas de Guabiruba visitam Centro de Reciclagem em Timbó
Visita faz parte de projeto desenvolvido pelos jovens
Visita faz parte de projeto desenvolvido pelos jovens
Na última quarta-feira, 12, os jovens contemplados pelo edital de intercâmbio Brasil-Alemanha da Guabiruba 2023 visitaram a sede Parque Girassol do Cimvi, em Timbó. A visita fez parte da etapa final do projeto que vem sendo desenvolvido com os intercambistas e os alunos do sexto ano da Escola Municipal Anna Othília Schlindwein.
Durante a visita, os intercambistas e alunos acompanharam uma palestra sobre o trabalho que o CIMVI realiza com os municípios que participam do consórcio, além de terem feito um tour pelo parque e pelos galpões onde são feitas as separações dos resíduos recicláveis. A visita foi encerrada no aterro dos resíduos orgânicos e rejeitos.
“Poder ver de perto a quantidade dos resíduos que nosso município e os municípios vizinhos produzem, aumenta nosso dever de darmos a destinação correta ao lixo que produzimos, e nos conscientiza a reduzir, reutilizar e reciclar sempre que for possível”, afirma Veluma Westarb, professora de inglês responsável pelos intercambistas.
“A visita foi ótima para conhecer o Parque Girassol, muito interessante para poder visualizar como é feita a separação e a destinação dos materiais recicláveis”, afirma a contemplada Tauani Marandola.
Já para o intercambista Rafael Lang Duarte “Na sede do CIMVI foi apresentado a parceria feita com o governo alemão que trouxeram placas foto voltaicas para serem instaladas ali na sede, é muito bacana essa parceria da América do Sul com a Europa no quesito sustentabilidade, em principal com a Alemanha. Toda essa questão cultural envolve muito a sustentabilidade da destinação correta dos resíduos através dos sacos amarelos, entre os municípios consorciados.”
Os dois jovens embarcam para a Alemanha neste sábado, e têm previsão de retorno para o dia XX ainda este mês.
O Intercâmbio Brasil – Alemanha é uma realização da Prefeitura de Guabiruba por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Educação. Ele é realizado em Guabiruba desde 2014 e tem como objetivo reforçar os laços culturais entre Brasil e Alemanha. Através dessa experiência, os jovens conhecem de perto a vivência alemã que é origem da cultura fortemente praticada na região.
Para obter mais informações é possível entrar em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (47) 3308-3114.
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: