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Especialista afirma que empresas precisam se internacionalizar para não ficarem para trás

Presidente da câmara setorial da Fiesc diz que empresários precisam entender melhor a importância de buscar novos mercados

A assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul foi recebida com euforia pelo empresariado catarinense, ansioso para explorar o mercado de 28 países do bloco. Entretanto, assim como abriu portas, o acordo também trouxe a concorrência para os produtos nacionais. 

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, faz esse alerta aos empresários e reafirma a necessidade de todos se capacitarem para a internacionalização.

Maria Teresa é um dos principais nomes do setor de internacionalização no estado. Ela diz que o acordo do Mercosul e da União Europeia trouxe à tona a questão do comércio exterior. Nesta quinta feira, 18, estará em Brusque para palestrar sobre comércio exterior, no Senai. Em entrevista, ela adiantou ao jornal O Município tópicos que serão abordados. 

Segundo ela, quando o acordo estiver em pleno funcionamento, empresas dos 28 países membros da União Europeia virão para o Brasil e para Santa Catarina. Maria Teresa avisa que quem não estiver adaptado perderá espaço para a concorrência internacional.

“Com a assinatura do acordo tem a expectativa de aumentar as exportações para o mercado europeu, mas o ponto mais relevante é que o empresário tem que se dar é que ele necessita estar preparado, aumentar a sua competitividade, para enfrentar a concorrência”, declara a especialista.

Maria Teresa chama a atenção para o fato de que o acordo com a União Europeia não é o único em vigor. “A internacionalização não é mais uma opção, é uma obrigação porque no Brasil já tem vários acordos internacionais de comércio”.

Conhecimento
A gestão de Mario Cezar de Aguiar, eleito presidente para o mandato de 2018-2021, colocou como uma de suas prioridades o incentivo à internacionalização de pequenas e médias empresas.

Desde então, a Câmara de Comércio Exterior tem trabalhado em diversas cidades do estado e conversado com o empresariado sobre o assunto. Maria Teresa diz que esse trabalho revelou “profundo desconhecimento” sobre mercado internacional por parte dos empresários.

A especialista diz que o cenário atual é favorável para que pequenas e médias empresas entrem no comércio exterior, desde que o empresário tenha ciência de que precisa investir em conhecimento.

Evento em Brusque
Maria Teresa dará uma palestra sobre internacionalização no Senai de Brusque, das 18h às 21h, nesta quinta-feira, 18.

A Fiesc promove, neste momento, palestras e debates sobre internacionalização de pequenas e médias empresas nas 16 vice-presidências da entidade. Nesses eventos, a entidade busca esclarecer o assunto e orientar.

Durante o evento, o empresário participante responde a um questionário em seu smartphone. São 25 questões para identificar a “maturidade” de seu negócio para a internacionalização.

Maria Teresa explica que é possível identificar quais são os problemas da empresa antes de ela se lançar na exportação com essas informações. “Não é um programa massificado, é personalizado”.

A Fiesc presta a orientação para o empresário e oferece mais de 280 ações e programas, boa parte deles gratuitos, para que ele se capacite.

Crescimento
Brusque sediou o Encontro Internacional de Negócios de Moda no fim do ano passado. Desde então, Maria Teresa conta que alguns empresários já entraram no comércio exterior.

Ela afirma que o evento internacional foi um sucesso e serviu como porta de entrada para muitos varejistas do continente conhecerem a região de Brusque. A intenção da Fiesc é realizá-lo novamente.