X
X

Buscar

Inverno deste ano deve ser mais frio do que o do ano passado em Santa Catarina

São esperadas pelo menos três ondas de frio intensas

Os amantes da estação mais fria do ano têm uma boa notícia: a previsão é de que o inverno seja “típico” neste ano. Em outras palavras, a estação – que começou oficialmente neste dia 21 – deve ser fria, com possibilidade de geada nos lugares mais altos do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.

Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram – órgão de meteorologia do governo estadual -, afirma que a previsão é de que o inverno deste ano seja bastante demarcado. O frio, portanto, deve permanecer por um bom tempo na região e em todo o estado.

A meteorologista explica que no ano passado o inverno praticamente inexistiu. Foram poucos dias de frio intenso, mas isso deve mudar neste ano.

Segundo Gilsânia, não só deve ter frio em todas as regiões como também geada nas partes mais altas. São esperadas pelo menos três ondas de frio que devem jogar os termômetros lá para baixo. Contudo, deve haver elevação das temperaturas entre uma onda e outra.

O motivo para que este ano seja mais frio que em 2017 é a neutralidade. “É um inverno marcado pela neutralidade, sem atuação do La Niña e do El Niño nas águas do pacífico”, explica a meteorologista.

Se por um lado o inverno catarinense será gelado, a tendência é de que não seja chuvoso. A previsão indica que deve chover na média ou abaixo dela. Julho deve ser mais seco do que o normal, já em agosto o ritmo de chuvas deve normalizar.

Neve
A cada inverno existe a expectativa de neve no estado. Recentemente circularam notícias falsas que haveria a ocorrência do fenômeno no Vale do Itajaí.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, há indicação de que poderá haver neve em Santa Catarina, mas somente no Planalto Sul, ou seja, na região serrana. A princípio, não existe previsão para que aconteça no Vale o mesmo de 2013, mas neve é um fenômeno que se prevê com pouca antecedência.

Frio antecipado
Ainda que o inverno tenha começado no dia 21, a região de Brusque tem registrado temperaturas baixas há, pelo menos, 20 dias. Gilsânia avalia que o outono demorou a chegar e logo deu espaço para o inverno.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o inverno climático não respeita o calendário. Desde maio são registradas temperaturas negativas ou mínimas em diversas regiões. A média deste mês está abaixo do considerado normal.

A data do dia 21, que marca oficialmente o início do inverno – chamado “inverno astronômico” – na verdade representa a ocorrência do Solstício de Inverno. Significa que a posição do eixo da Terra mudou em relação ao Sol.

Com essa mudança, os dias ficam mais curtos e as noites, mais longas. Os raios solares ficam mais distantes de onde estamos e demoram mais a chegar até aqui.