X
X

Buscar

Investigação sobre obras do PAC em Brusque ainda não foi finalizada

Segundo a prefeitura, conclusão dos relatórios foi adiada para não prejudicar trabalhos em andamento

Anunciada pela Prefeitura de Brusque em janeiro do ano passado, a investigação sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Macrodrenagem já executadas ainda não foi finalizada, quase um ano e meio depois.

O vice-prefeito Ari Vequi, em entrevista em outubro de 2017, disse que os primeiros relatórios seriam apresentados em novembro. No entanto, a prefeitura resolveu frear o trabalho de verificação por orientação da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

“Entramos num consenso com a Procuradoria de que, como temos obras em andamento, pode ter problemas com a Caixa”, afirma a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann.

A prefeitura optou por não terminar a investigação até que as obras vinculadas ao banco estatal estejam acabadas. O temor é que a Caixa também resolva investigar e paralise o repasse de verbas.

Indagada se a investigação havia sido paralisada, a diretora do DGI nega. “Estamos trabalhando [na investigação], mas estamos priorizando o andamento das obras”.

Não há prazo, neste momento, para que o relatório final seja apresentado. Segundo Andrea, o objetivo, agora, é esperar terminar todas as obras do PAC para então elaborar um documento só com todas as intervenções feitas na cidade.

Ainda está em andamento o PAC Nova Brasília. O PAC da rua João Bauer ainda está na fila para ser executado.

Entenda
Em janeiro do ano passado, o então procurador-geral do município Mário Mesquita anunciou que a prefeitura abriria uma investigação sobre o PAC. A alegação era de que as obras haviam sido mal executadas.

Na mesma entrevista, que aconteceu logo após a enxurrada de 5 de janeiro de 2017, o prefeito Jonas Paegle também criticou a aplicação dos recursos do PAC. Ele havia sido empossado quatro dias antes dos problemas.

Os relatórios eram esperados ainda em 2017, porém a prefeitura reviu sua posição e decidiu adiar o relatório.