Investimentos minimizam problemas com falta de água em São João Batista
Município é abastecido pelo Ribeirão Vargem Pequena e conta com capacidade para armazenar até 3,7 milhões de litros
Município é abastecido pelo Ribeirão Vargem Pequena e conta com capacidade para armazenar até 3,7 milhões de litros
A falta de água, problema que atinge diversos municípios catarinenses no verão, foi reduzido em São João Batista.
O principal investimento realizado pelo Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água (Sisam) foi a construção de um novo reservatório de água com capacidade para cerca de 2 milhões de litros.
Com a inauguração da estrutura, em abril de 2017, o município praticamente dobrou a capacidade de armazenamento, que atualmente é de até 3,7 milhões de litros. O sistema instalado na Estação de Tratamento de Água permite o controle em tempo real dos reservatórios.
“Abrimos mão de outras obras, como pavimentações, para construir o novo reservatório. Enxergamos esta obra como prioritária num futuro próximo, já que nossa cidade está entre as três com maior crescimento demográfico no estado. Hoje temos 36 mil habitantes, mas nossa capacidade de abastecimento já é para 50 mil pessoas”, destaca o prefeito Daniel Netto Cândido.
Também tem sido efetuadas melhorias na rede de distribuição, como a ampliação em 12 quilômetros desde o último ano e o aumento da vazão em determinados pontos, como nos bairros Jardim São Paulo e Tajuba II. Outro fator importante é que, mesmo sendo cortado pelo Rio Tijucas, o município é abastecido pelo Ribeirão Vargem Pequeno. O manancial conta com boa disponibilidade hídrica, sendo captados de 54 a 82 litros por segundo.
“Obviamente que não é por isso que não devemos economizar água. Sempre é importante, mas ficamos felizes em manter o abastecimento mesmo em épocas com maior demanda ou com escassez de chuvas”, comenta a diretora do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), Andréia Costa Azevedo.