X
X

Buscar

Investimentos na saúde de Brusque ultrapassam o índice mínimo

Audiência pública promovida pela Secretaria Municipal de Saúde apontou aplicação de 16,98% do orçamento municipal em investimentos na área da saúde

A Prefeitura de Brusque divulgou no final da tarde de quarta-feira, 22, em audiência pública, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, os números da aplicação de 16,98% do orçamento municipal em investimentos na área da saúde do município, no ano de 2011. O número representa quase dois pontos percentuais acima do índice mínimo exigido pelo Ministério da Saúde, conforme determinação da Emenda 029/2000. 

Entre as informações repassadas pelos profissionais da secretaria, os valores de receitas e despesas dos serviços em saúde foram demonstrados pela responsável do setor contábil da pasta, Rúbia Carla Erthal, que apresentou o montante de R$ 22.056.826,01 de investimentos na área no último ano. Desse valor, a participação de recursos próprios da Administração Municipal aplicados chegou a 59%, tendo ainda incrementos do Governo Federal com 39% e do Governo do Estado, 2%.
A secretária de Saúde, Maria Aparecida Morelli Belli, informou que outros investimentos estão sendo encaminhados. Ela citou os recursos empregados em projetos de execução de novas unidades de saúde, ampliação e revitalização de estruturas nos bairros Bateas e Cedrinho, incremento das equipes de saúde bucal, implantação de mais academias ao ar livre, além da chamada de mais profissionais aprovados no concurso de 2009.
A secretária também adiantou que nesta quinta-feira, 23, mais dois veículos serão entregues para uso da equipe de coordenação da Atenção Básica. Nesta data, acompanha o prefeito Paulo Eccel, ela irá até Florianópolispara um encontro com o secretário de Estado da Saúde, em busca de mais recursos.