Ituporanguense estreante é campeã do Festival da Cuca

Liliana Mateussi conquistou o título com receita especial de sua cuca Delícia de Quindim

Ituporanguense estreante é campeã do Festival da Cuca

Liliana Mateussi conquistou o título com receita especial de sua cuca Delícia de Quindim

O Concurso Cuca Nota 10 do Brasi,l do Festival Nacional da Cuca, teve como campeã a concorrente de Ituporanga, Liliana Mateussi, neste domingo, 8. Ela participou pela primeira vez de uma competição do tipo e levou o troféu, além de R$ 2 mil em vale-compras da Havan e uma batedeira industrial, com sua cuca Delícia de Quindim.

A brusquense Sandra Terezinha Ribeiro conquistou o terceiro lugar, com uma cuca de limão, e ganhou um troféu e R$ 1 mil em vale-compras da loja de departamentos. A vice-campeã foi Bruna Kunsler, de Indaial, elaborando uma cuca de nozes e geleia de damasco.

“Quando existem eventos em Ituporanga gosto de auxiliar as padarias nas festas”, conta Liliana, que é assistente técnica pedagógica e não tem quaisquer vínculos profissionais na gastronomia. A cuca Delícia de Quindim foi especialmente preparada para o festival, para o qual ela pretende retornar em 2019.

Ela começou a desenvolver a receita em casa, e a ideia partiu de seus filhos, que adoram o doce quindim, que também é feito por Liliana. A família a acompanhou até Brusque. Para chegar ao ponto ideal, Liliana contou com a ajuda dos filhos e fez diversas experiências até chegar ao que foi apresentado aos jurados.

“Estou extasiada ainda. O objetivo maior era poder mostrar nosso trabalho. Todo mundo que come as cucas que eu faço elogia. Mas daí a vencer um festival é outra coisa. Não esperava o título, competi com pessoas experientes que já participaram em outras edições. Estou muito feliz”, diz a campeã, que ao ter seu título anunciado se emocionou bastante junto com a filha.

A campeã do Festival Nacional da Cuca em 2015, Gedalva Padilha, de Balneário Camboriú, também esteve na final, e apresentou uma cuca de coco com leite condensado. A advogada vem sempre participando, mas ficou de fora da última edição quando queimou uma das mãos em um acidente.

“Cheguei a cursar gastronomia, mas é apenas uma paixão. Minha família é muito numerosa, então a casa sempre teve muita gente, acaba o almoço, já tem que preparar o café, enfim, era necessário servi-los bem e isto me dá ainda mais paixão”, explica.

Para participar em 2018, Gedalva uniu vários elementos de outras receitas suas, dando atenção especial à massa. “Testei diversas, não fiquei satisfeita com algumas, e vim com uma receita simples, mas acredito que tem todos os requisitos para ser uma boa cuca.”

A jurada Lucimara Vieira Nass participa pela primeira vez e gostou muito da experiência. “O evento é muito organizado, os participantes estiveram muito empenhados e as cucas são deliciosas. Tem que comer um pedacinho de cada uma para não se encher demais e não ser injusto com ninguém.”

20 mil visitantes
Desde sexta-feira, 6, a quinta edição do Festival da Cuca recebeu mais de 20 mil visitantes que puderam saborear o café colonial com mais de 40 sabores de cuca, 25 pratos salgados e 30 tipos de doces ou ainda degustar o combo de 1/4 de cuca e café.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo