Jair Bolsonaro já tem 10% da Câmara dos Deputados como aliada
Bolsonaristas O pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, já tem 10% da Câmara dos Deputados, oficializados ou não ao seu partido, o PSL, que se dizem seus aliados. Na conta entram dois catarinenses do MDB: Rogério Peninha Mendonça e Valdir Colatto, que têm participado de almoços com o ex-capitão do Exército. Nos regabofes se […]
Bolsonaristas
O pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, já tem 10% da Câmara dos Deputados, oficializados ou não ao seu partido, o PSL, que se dizem seus aliados. Na conta entram dois catarinenses do MDB: Rogério Peninha Mendonça e Valdir Colatto, que têm participado de almoços com o ex-capitão do Exército. Nos regabofes se discutem planos de governo.
Incompetência política
Uma rede nacional de TV exibe na abertura de telejornal, às 6h, o movimento do trânsito nas principais cidades do país, dentre elas Florianópolis, e a cena de quase sempre: milhares de veículos praticamente parados na Via Expressa, tentando entrar na Ilha de SC. Cena que se replica por quase 20 anos em todos os dias úteis e não raro nos feriados, sábados e domingos. Agora se anuncia um projeto para que cada lado da via pública ganhe mais uma pista, totalizando seis. Mas enquanto isso não for real, o quadro do momento é o exemplo mais concreto e completo do quanto foi incompetente, até agora, a classe política catarinense, que não conseguiu uma solução durante duas décadas, prejudicando diariamente milhares de pessoas. Apesar de serem apenas seis quilômetros, nunca se pensou em estadualizar ou municipalizar o trecho, que é federal. O motivo de isso não ter sido feito é um mistério.
Comparações
O teólogo catarinense Leonardo Boff visitou Lula na prisão, anteontem. Depois do encontro, confessou mais um de seus desatinos: considera o petista como alguém que está aprofundando sua trajetória e se colocando em um nível maior, acima de brigas jurídicas. Mais: teve a petulância de comparar o momento do “homem mais honesto deste país” a situações já vivenciadas por líderes mundiais como Nelson Mandela e Gandhi. Esses dois, verdadeiros ícones, merecem mais respeito, Leonardo Boff!
Pontos facultativos
Só foi o governador Pinho Moreira dar o bom exemplo que, nos últimos dias, as câmaras de vereadores de Pomerode e Nova Trento decidiram aprovar projetos acabando com os imorais pontos facultativos em dias úteis que antecedem ou sucedem feriados, a partir de 2019. O contribuinte agradece.
Joaquim Barbosa
Opiniões com as quais a maioria parece concordar em relação ao ex-ministro Joaquim Barbosa, que desistiu de ser candidato à Presidência da República: o povo não sabe o que ele pensa, talvez porque ele não esteja pensando nada mesmo a não ser em sua boa vida de aposentado precoce. Outra: ele não desperta nenhuma firmeza de propósitos.
BPC
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove audiência pública hoje para debater o projeto de lei 723/11, da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que prevê a elevação em 50% do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o idoso e pessoa com deficiência que necessite de auxílio permanente de outra pessoa. Justo.
Demagogia
Começa a exploração política de Marielle Franco. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Congresso Nacional pode votar hoje projeto de resolução que cria o Diploma de Direitos Humanos Marielle Franco. De acordo com a proposta, o diploma será conferido a quatro personalidades que tenham prestado contribuição relevante à defesa dos direitos humanos, com a sugestão de que pelo menos uma mulher, um negro ou pardo e uma pessoa jurídica sejam agraciadas em cada edição.
Corrupção
Aberto para toda comunidade, a Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmesc) promove dia 26, das 8 às 12 horas, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis, a terceira edição do seu Colóquio de Outono. Em pauta, desta vez, um assunto muito atual: “A Lei Anticorrupção e as práticas do compliance nas empresas como forma de contribuir com a mitigação e prevenção de riscos”.
Sede ao pote
Vários prefeitos de SC tinham tanta certeza de que iriam pôr a mão nos R$ 720 milhões do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2), financiados pelo BNDES, que o rejeitou, que não só tinham projetos prontos como concorrências encaminhadas para concretizá-los.
Babitonga
Trinta e uma entidades se cadastraram para participar, ontem, na sede do Ministério Público Federal em Joinville, da eleição da nova diretoria do Grupo Pró-Babitonga (GPB), que tem a missão de contribuir para a gestão participativa e integrada do ecossistema Babitonga, no litoral norte de SC, onde há necessidade de conciliação entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. O receio que muitos tem do GPB é que, como outros do gênero, seja tomado por pessoas com fins políticos e ecologistas radicais.