Jerson Testoni comenta estreia do Brusque na Série C e tem objetivo claro: o acesso
Técnico do Marreco quer arrancar com três pontos na competição e lamenta interrupção do Catarinense logo antes da final
Técnico do Marreco quer arrancar com três pontos na competição e lamenta interrupção do Catarinense logo antes da final
O Brusque enfrenta o Ypiranga (RS) às 17h deste sábado, 8, pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, interrompendo a campanha de finalista do Catarinense, e para o técnico Jerson Testoni, o ideal seria decidir o estadual o quanto antes. O Marreco terá dois jogos com a Chapecoense, que ainda não têm data definida por conta do calendário apertado com o início do Brasileiro, principalmente na Série B, da qual a equipe do Oeste participa.
“Acho ruim pelo momento do Brusque hoje, acho que o melhor seria decidir a competição em breve. Foi até um pedido meu para a diretoria, para procurar a federação e colocar que o Brusque quer decidir logo, até para não esfriar novamente. Já estamos prolongando demais o estadual, agora chegou a final, e os jogadores da nossa equipe e da Chapecoense estão motivados.”
Leia: Tudo que você precisa saber sobre os adversários do Brusque na Série C
Quanto à Série C, o treinador prefere não expor previsões de longo prazo, mas tem objetivo traçado: acesso à Série B. Ele destaca a dificuldade da competição, na qual uma equipe pode estar, quase ao mesmo tempo, flertando com rebaixamento e classificação à próxima fase. Para chegar à meta, a ideia é a clássica “pensar jogo a jogo”.
“Agora nosso jogo mais importante é sábado, contra o Ypiranga, numa estreia. É uma competição muito equilibrada e difícil, com equipes muito competitivas. Quem tiver mais equilíbrio terá mais chances. Mas nossa equipe é madura, preparada, o elenco é forte, e tenho certeza que faremos uma grande Série C.”
“Vamos em busca do nosso objetivo, sim, porque não pode ser diferente. A gente trabalha por vitórias, por conquistas, e a gente com certeza vai em busca do acesso”, completa.
Sem ter dúvidas do foco e da experiência da equipe que tem em mãos, Testoni afirma que se preocupa um pouco com o excesso de jogos em um período curto e com a carga emocional que estas partidas têm. “Psicologicamente desgasta muito, e falo em desgaste porque nosso adversário não jogou nesta semana, estava em fase de treinamentos, chega mais descansado. Mas vamos ao duelo, a expectativa é ótima. Vamos em busca de estrear bem nesta Série C, para darmos uma arrancada logo de início.”
O Marreco retorna à Série C depois de 32 anos. Sua última participação foi em 1988, na primeira temporada de sua história. No Campeonato Catarinense, o Brusque volta a uma final depois de 28 anos. É a quinta final seguida desde julho de 2019, em sequência que já tinha Copa Santa Catarina e Série D, em 2019, e duas edições de Recopa Catarinense (2019 e 2020).
Desta forma, Jerson Testoni ultrapassa Waguinho Dias em finais disputadas como técnico: são três para o campeão da Recopa Catarinense, contra duas do campeão da Série D.
Com a final do Campeonato Catarinense, o Brusque está classificado para a Copa do Brasil de 2021, e terá sua quinta participação seguida (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021).