Falar em basquetebol é pensar na NBA, a maior liga de basquetebol profissional do mundo. Fundada em 06 de Julho de 1946, a associação nacional de basquete possui 30 franquias, e em todos os elencos possui pelo menos um jogador estrangeiro.
A cerca de 75 anos atrás a NBA realizava seu primeiro jogo com a disputa entre New York Knicks vencendo o Toronto Huskies por 68 a 66. Extremamente globalizada, a NBA teve grande crescimento e iniciou um lento processo de popularização do esporte em vários países.
Mas foi apenas na década de 90 que o resultado dessa popularização da maior liga, se intensificou. Em comemoração aos três quartos de séculos, deram início a última temporada, reunindo mais de 100 jogadores de países diferentes.
Os melhores jogadores, segundo a MVP, foram para atletas não nascidos nos EUA, como o grego Giannis Antetokounmpo em 2019 e 2020 e o sérvio Nikola Jokic em 2021 e 2022. Segundo levantamento da Betway, site de apostas esportivas online, esse foi um fato raro, considerada a maior sequência de estrangeiros eleitos como melhor jogador da temporada regular.
A importância da NBA no crescimento do basquete no mundo
O papel da NBA na expansão do basquete teve fundamental importância, segundo o executivo do Philadelphia 76ers o trabalho realizado pela NBA é incrível e proporcionou oportunidade para que o esporte ampliasse o número de talentos na modalidade esportiva.
Afirmou, ainda em entrevista exclusiva à Betway, que foi a maior liga de basquete do mundo a responsável por criar os Global Games. Famosos jogos de pré-temporada e temporada regular e esses jogos são realizados fora dos EUA e Canadá.
Aliás a temporada de jogos pré-temporadas 2022/2023 serão organizados em Abu Dhabi e Paris. A NBA também foi a responsável por desenvolver academias de basquete na Austrália, Índia, México e África.
As academias são especializadas no desenvolvimento das principais promessas de cada país, isso auxilia a expansão dos atletas em potencial. Outro fato que permitirá uma presença ainda maior da NBA em países africanos é a criação da liga africana de basquete.
O executivo comenta, com exclusividade neste levantamento da Betway, que no tempo de NBA vivenciado por ele, os times investiram com frequência em departamentos internacionais. Que eles continuem aumentando suas redes internacionais e que isso possibilita receber informações privilegiadas sobre promessas internacionais.
Com isso, é possível entender o motivo de muitos jogadores estrangeiros serem cotados destaques no MVP, com tantos talentos vindo de países diferentes é comum que algum deles ocupe essa posição.
Os principais destaques cotados como melhores jogadores da temporada
Definir o melhor jogador pode ser mais difícil do que aparenta, isso porque o atleta deverá ser avaliado não apenas pelo desempenho individual. Entender que o prêmio regula e que essa regulamentação será premiada quando cumprida pelo atleta, será parte do processo.
Cada critério utilizado pelo jogador, será utilizado como parâmetro para pontuação. Isso implica em fazer a diferença para o time como um todo. Ou seja, o jogador que ao longo das 82 partidas fizer a diferença para o time será beneficiado por isso e esse fato depende muito do time em que o atleta representa.
Vamos ao caso de Giannis, o jogador ficou conhecido como máquina de conquistar vitórias. Já Jokic, foi eleito e levou a sexta melhor campanha do Oeste. O fato é que no decorrer do campeonato existem atletas e grandes atletas e são os detalhes que fazem com que um se diferencie do outro.
O jogador Giannic foi o único atleta que chegou até o fim, o greco nigeriano, se destacou nos momentos decisivos. Isso deixou o grego em uma melhor posição, pois ele foi o único.
Levando em conta que a NBA valoriza prêmios individuais, mas ainda assim pratica o esporte coletivo. O jogador que faz a diferença pelo time que representa e não apenas com foco no individual, tornando essencial sua participação na equipe, irá se destacar.
Portanto, é possível entender que os jogadores estrangeiros estão cada vez mais presentes na NBA e que com o aumento da participação de atletas do mundo todo, certamente haverá muitos destaques. Isso porque o número de atletas internacionais está intimamente ligado ao número de destaques nos campeonatos
Fala pra gente, qual seu palpite para a próxima temporada?