Jogos Comunitários de Botuverá foram abertos oficialmente nesta sexta-feira
Mais de 200 atletas vão participar; evento vai até novembro, com 25 modalidades
Mais de 200 atletas vão participar; evento vai até novembro, com 25 modalidades
A maior festa esportiva de Botuverá começou nesta sexta-feira, 16. Neste ano, mais de uma dezena de bairros e comunidades vão lutar pelo título dos Jogos Comunitários, divididos em oito grupos.
A competição chega à sua oitava edição e vai até novembro, com a disputa de 25 modalidades e participação de mais de 200 atletas.
Um dos primeiros momentos marcantes da cerimônia de abertura foi o Desfile das Delegações, que contou com cerca de 10 integrantes de cada comunidade. A atleta e líder comunitária do bairro Ribeirão Porto Franco, Maria Aparecida, a Cida, fez o juramento do atleta.
A honra de acender a pira olímpica coube ao líder comunitário do bairro Águas Negras, Bernardo Vitorino. Ele representou Ariberto Rescarolli, ao lado de Irma Costa Colombi. Os dois últimos chegaram a ser homenageados pela Prefeitura de Botuverá em 2022 por serem os representantes com mais idade a participarem dos jogos. Irma competiu com 85 anos, e Ariberto com 75.
Logo após o acendimento do Fogo Simbólico, o ginásio do Imigrante ainda foi tomado por luzes que abrilhantaram o espetáculo. Ao fim, celebrando o grande momento e agradecendo a participação de todas as comunidades, o prefeito Alcir Merizio declarou aberta a oitava edição da competição. Diante aplausos, o anúncio foi seguido por um grande show pirotécnico, simbolizando a festa de abertura da competição.
A abertura oficial foi realizada no salão do Imigrante e contou com a presença do prefeito Alcir Merizio, do vice, Valmor Costa, do secretário de Esportes, Jeferson Mariani, vereadores e outras autoridades.
Logo após a cerimônia de abertura, já houve a primeira disputa dessa edição dos Jogos Comunitários: a dança de salão. Os participantes foram julgados por três jurados. Eles tentaram impressionar os avaliadores em três estilos: valsa, xote e música gaúcha.
Ao fim, depois de muita disputa e ansiedade, quem levou a melhor nota (média de 8,22) e celebrou a primeira conquista foi a comunidade do Salto e da Gabiroba, com o casal Luiz Carlos de Jesus e Ivania Wietcovsky. A prata ficou com Renato e Franciane, do Águas Negras, com média de 8,16, e o bronze com Cristina e Valdemar Pedrini, média 7,86, da comunidade do Ribeirão Porto Franco.
1º – Luiz Carlos de Jesus e Ivania Wietcovsky (Salto e Gabiroba) – Média 8.22
2º – Renato e Franciane (Águas Negras) – Média 8.16
3º – Cristina e Valdemar Pedrini (Ribeirão Porto Franco) – Média 7.86
4º – Jo e Xiru (Sessenta) – Média 7.68
5° – Maicon e Amanda Martins (Lageado Alto e Baixo) – Média 7.11)
• Águas Negras
• Areia Alta e Baixa, Lageado de Fora, Ourinho, Ribeirão do Ouro, Vargem Grande e Chapadão
• Centro
• Gabiroba e Salto
• Lageado Alto e Baixo
• Pedras Grandes
• Ribeirão Porto Franco
• Sessenta e Bracinho
Atletismo (M/F)
Bocha Feminina
Bocha Mista
Bocha em Trio
Briscula
Canastra M/F
Ciclismo
Ciclismo Mirim (8 a 12 anos)
Dança de Salão
Dominó M/F
Futebol Suíço masculino
Futsal (M/F)
Moura
Sinuca em dupla
Tênis de mesa
Tiro de pressão
Truco (M/F)
Vôlei (M/F)
Xadrez
Atletismo masculino e feminino
Sábado, 24, 9h – Centro
Corrida: Prova de 1200 metros (dois representantes por naipe)
Inscrições até a hora de início da prova
Sinuca (01/07)
13h30 – Sociedade União (Centro)
Tênis de Mesa (01/07)
13h30 – Sociedade União (Centro)
“Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou a Botuverá