X
X

Buscar

Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi começam com a maior delegação brasileira da história

Competições terão mais de 3 mil atletas e 3 mil membros de delegações de 88 países

Começam nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, na cidade de Sochi, no Sudeste da Rússia, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. No primeiro dia, a bandeira olímpica será hasteada e a tocha acesa para marcar oficialmente o início dos Jogos, que irão até o dia 23 de fevereiro.
O revezamento da tocha olímpica começou em Moscou em outubro e já passou de Kaliningrado, enclave russo às margens do Mar Báltico, até Vladivostok, no Extremo Leste do país. A tocha passou pelas capitais das 83 regiões da Rússia, em 2,9 mil cidades no revezamento que durou 123 dias. Cerca de 14 mil pessoas carregaram a tocha pelo percurso de mais de 65 mil quilômetros.
Detalhes sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno foram mantidos em segredo pelos organizadores. Uma das maiores curiosidades é em relação a quem irá acender a tocha olímpica. As especulações apontam para grandes atletas soviéticos, como a patinadora Irina Rodnina ou os jogadores de hóquei Vladislav Tretyak e Vyacheslav Fetisov.
No total, 88 times irão competir em Sochi, um recorde para os Jogos Olímpicos de Inverno, que terá a estreia de competidores de países em que tradicionalmente não há pratica de esportes de inverno, como Timor Leste, Dominica, Zimbábue, Malta, Paraguai, Togo e Tonga. Serão mais de 3 mil atletas, 3 mil membros de delegações de 88 países a participar. O Brasil irá enviar a maior delegação desde que estreou na competição: 13 atletas, 7 estreantes nos jogos. 
A partir do dia 7 de março, até o dia 16, outros 700 atletas e 700 membros de delegações de mais de 40 países estarão na cidade para os Jogos Paralímpicos de Inverno. São esperados mais de 60 chefes de Estado e de governo na abertura dos jogos e nos eventos em geral.
Em relação às competições, serão 97 séries de medalhas em 15 esportes: biatlon, curling, patinação, esqui, trenó, hóquei, entre outras variedades dessas modalidades. Para receber os jogos de inverno, foram construídas 11 novas instalações para o evento, que serão usadas posteriormente para impulsionar o turismo na cidade.
Relação dos atletas brasileiros
Nos esportes na neve:
– Isabel Clark (snowboard cross)
– Jaqueline Mourão (esqui cross country e biatlo)
– Jhonatan Longhi (esqui alpino)
– Josi Santos (esqui aéreo)
– Leandro Ribela (esqui cross coutry)
– Maya Harisson (esqui alpino)
Nos esportes no gelo:
– Edson Bindilatti (bobsled)
– Edson Martins (bobsled)
– Fabiana dos Santos (bobsled)
– Fabio Gonçalves (bobsled)
– Isadora Willians (patinação artística)
– Odirlei Pessoni (bobsled)
– Sally Mayara (bobsled)
Agência Brasil