X
X

Buscar

Jordana Ristow é a primeira mulher a assumir presidência da OAB de Brusque

Durante duas semanas, ela lidera cargo de forma temporária na subseção

Esta terça-feira, 1º, foi um dia histórico para a subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em ato oficial, o presidente da entidade, Renato Munhoz, assinou transmissão de cargo para a vice-presidente Jordana Cristina Staack Ristow, de forma temporária.

Portanto, após 41 anos da OAB de Brusque, a advogada é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade. Ela atuará no cargo por 14 dias.

Em discurso oficial, no auditório da sede, Jordana destaca a história da mulher na advocacia no Brasil e a luta para compor espaços de referência na profissão. Segundo ela, a sensação é de honra e gratificação.

“Eu sinto a presença de todas as minhas colegas advogadas comigo, pois é uma conquista para a classe, para todas nós, após um histórico de anos de dificuldade, de lutas e trabalhos”, conta.

Luiz Antonello

De acordo com Munhoz, o momento é especial e de quebra de paradigmas. “Ainda que temporariamente, sem dúvida nenhuma é um momento histórico, de júbilo, e um divisor de águas”, comenta.

Munhoz também diz estar tranquilo em relação ao trabalho da administração de Jordana, que atua há 13 anos como advogada e se dedica, também, à OAB.

“A responsabilidade é bastante intensa, pois responde pelo interesse de mais de 600 colegas, com cobrança de postura em relação a todos os atos que envolvem a nossa sociedade. Especialmente àqueles que tratam da defesa e das garantias dos direitos fundamentais dos cidadãos”, destaca.

Luiz Antonello

Estavam presentes diversos advogados e advogadas. O ato oficial também contou com a presença da presidente da subseção de Itapema, Jalusa Mayer Guimaraes, e a advogada com mais tempo de atuação em Brusque, Rosana Letzov.

Caminhada profissional

Natural de Brusque, Jordana se formou em direito no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em 2005. As primeiras experiências profissionais foram dentro de um escritório de advocacia e como estagiária no fórum.

É pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e é especialista em Direito Previdenciário pela HGA (2008). Além disso, atua nas áreas do direito da família e direito à saúde.

A paixão pela OAB vem desde cedo. Logo após ter a carteirinha em mãos, em 2006, a advogada já adentrou a Comissão de Jovens Advogados. “Minha vida é mais na Ordem do que fora dela”, relata.

Na subseção de Brusque, a advogada foi secretária-geral adjunta, na gestão de 2013 a 2015, e secretária-geral, de 2016 a 2018. Em novembro de 2018, foi eleita vice-presidente da OAB na cidade.

“É um crescimento muito grande, mas eu não fiz isso tudo sozinha. Tive apoio de muitos colegas advogados. Então, é uma satisfação muito grande estar aqui, hoje, representando todos eles”, complementa.