Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina; confira números
Governador eleito assume cargo em 2023
O candidato Jorginho Mello (PL) confirmou a vantagem no primeiro turno e foi eleito governador de Santa Catarina neste domingo, 30. A vitória foi matematicamente confirmada por volta das 18h53, quando Jorginho já aparecia com 70,98% dos votos, com 62,12% das urnas apuradas no estado.
Décio Lima (PT), adversário de Jorginho no segundo turno, saiu derrotado. Quando a vitória do candidato do PL foi confirmada, Décio aparecia com 29,02% dos votos.
O governador eleito assume o mandato a partir de 2023. O atual governador Carlos Moisés (Republicanos), derrotado nas eleições, encerra o mandato em dezembro, quando deixará a Casa d’Agronômica.
Repetição da primeira votação
No primeiro turno, Jorginho saiu na frente na disputa, com 38,51%. Décio ficou em segundo na contagem de votos, com 17,42%. Moisés, com 16,99%; Gean Loureiro (União), 13,61%; e Esperidião Amin (PP), 9,75%, fecharam a lista dos cinco primeiros.
Agora governador eleito, Jorginho recebeu apoios de partidos que foram adversários no primeiro turno, como Republicanos e MDB, aliados de Moisés, além do PP de Amin e o PTB de Kennedy Nunes. Jorginho era apoiado também pelo senador eleito Jorge Seif (PL-SC).
– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama