X
X

Buscar

Jornal Município Dia a Dia é líder absoluto em Brusque

Pesquisa IPS/Univali mostra que 84% da população escolhe o diário como principal fonte de informação

O jornal Município Dia a Dia é o mais lido de Brusque. A confirmação veio com a pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que mostra que 84,71% da população pesquisada escolhe este jornal como principal fonte de informação diária.

Para o coordenador executivo da IPS/Univali, Sérgio Januário, os dados de audiência do MDD impressionam. “Dos jornais lidos, na frequência de sete dias, o MDD tem a audiência de 84,71%, um fenômeno, uma unanimidade”, diz.

De acordo com ele, o índice de leitura do jornal está acima da média regional. “Em cidades de porte médio, como Brusque, isso tem acontecido. Um jornal sempre se posiciona muito bem, só que o jornal Município se posicionou muito acima, quase 20 pontos acima da média de outras cidades, por exemplo, Itajaí, onde temos um jornal que tem 66% dos leitores”, destaca.

>> Dê sua opinião sobre o MDD

Para o diretor do MDD, Claudio Schlindwein, os números refletem a sintonia do jornal com os leitores, tanto no impresso como no online. “Esses números vêm para coroar o trabalho do jornal, que tem como alicerce a realização de um jornalismo verdadeiro e profissional. É uma busca constante conseguir, cada vez mais, traduzir os acontecimentos com credibilidade e de forma acessível a toda a população”.

100% de abrangência

Durante a pesquisa, foram entrevistadas 637 pessoas, em todos os bairros da cidade, no dia 16 de abril. Januário ressalta a grande presença do MDD em todos os bairros de Brusque. “A grande relevância é que o jornal Município cobre todos os bairros da cidade, portanto, é o único jornal que cobre a cidade em termos de leitores. O Diário Catarinense é ao contrário. Está muito concentrado no Centro, e disperso nas outras regiões da cidade, assim como o Jornal de Santa Catarina, mas apesar de o Diário se concentrar no Centro, o jornal Município tem 66% dos leitores dessa região”, avalia.

Características dos leitores

Ainda de acordo com a pesquisa, 64,36% do público que lê o jornal Município Dia a Dia é masculino. A pesquisa mostra ainda que o MDD cobre todas as faixas etárias da cidade, ressaltando o papel educador do jornal. “É interessante como o MDD é uma espécie de educador para a leitura. Até os 34 anos, ele cobre 35% da população pesquisada. Esse é um dado muito rico porque se a leitura é uma das nossas deficiências em comparação com outros países, o MDD é um educador, ou seja, tem leitor em todas as faixas etárias e um percentual bem distribuído. Com isso, percebemos que o MDD é unanimidade não apenas nos bairros, mas também nas faixas etárias”.

No grau de escolaridade, a pesquisa mostra ainda que o jornal tem leitores que vão desde o primeiro grau até o ensino superior. “O MDD compete fortemente com o Diário Catarinense e o Santa na área do superior completo, mas em quase todos os outros ele tem vantagem. O mais impressionante é que as pessoas que tem baixa formação adotam o MDD como campo de leitura, ele é um educador neste sentido, é pedagógico”, ressalta.

A renda dos leitores do Município Dia a Dia também é destaque na pesquisa. “É lido por todo mundo, um jornal democrático, não é só de uma elite, é da periferia, está em todos os bairros, com boa composição de gênero, excelente composição de idade, de renda, é um jornal da cidade, não um jornal na cidade”, finaliza.