X
X

Buscar

Jornal Município Dia a Dia estreia nova logomarca e projeto gráfico

Novidade integra as comemorações de 60 anos de publicação

O Município Dia a Dia estreou nesta segunda-feira, 17 de março, seu novo projeto gráfico, fruto de muito estudo e pesquisa, buscando o melhor resultado visual para seus leitores. 

A novidade faz parte do trabalho de reposicionamento estratégico que a agência Tatticas vem desenvolvendo para o jornal em 2014, que resultou em várias mudanças, além de ações ao longo do ano.
O objetivo principal em redesenhar as páginas do jornal é torná-lo mais harmônico e atraente, proporcionando uma experiência de leitura mais agradável.
A nova dinâmica passa pela identificação mais fácil das seções através de faixas coloridas no topo de cada página, pela otimização no uso de fotos e detalhes que fazem toda a diferença, ainda que pouco perceptíveis. 
Um desses detalhes é o espaçamento entre colunas, que antes era de 4,5mm e agora passou a ser de 6mm, proporcionando uma maior área de descanso visual, o que torna a leitura mais leve.
A seção de Economia foi tirada de dentro da editoria Geral, ganhando uma cartola exclusiva para que os assuntos possam ser melhor explorados.


“Foi um desafio muito prazeroso que recebemos, principalmente por se tratar de um trabalho extenso, com longevidade, onde tivemos tempo de planejamento para chegar ao melhor resultado final, à altura das expectativas do cliente e da agência”
Daniel Viecili, diretor de criação da Tatticas que coordenou o projeto
O conteúdo de segurança também ganhou editoria própria, adequada à variedade das informações da área, deixando de lado a restritiva cartola Polícia em prol da abrangência das notícias.
Em relação ao uso de fotos, as mudanças foram feitas tendo em mente uma maior preocupação com o que a imagem quer transmitir. 
As fotos possuem legenda, o uso de texto no topo ficou limitado e há um diálogo maior entre os cliques e as matérias, numa construção concisa e ainda mais harmônica na forma de apresentar as notícias.
Para chegar num resultado satisfatório e condizente com o que há de melhor no mercado editorial brasileiro e também do exterior, a pesquisa de referências foi extensa e bebeu de diversas fontes.
Foram estudados os projetos gráficos de jornais como New York Times, redesenhado recentemente, o britânico The Guardian, o espanhol El País, que em 2014 chegou ao Brasil, além de medalhões nacionais como Estadão e a Folha de São Paulo, que só em 2011 ganhou 10 prêmios internacionais de design.
A segunda etapa da pesquisa foi feita de modo a afinar essas referências com o mercado local e estadual, sua cultura e suas expectativas. 
Nesta fase lapidamos o que de melhor havia nos objetos de estudo, moldando técnicas e conceitos estéticos à realidade da região.
“O novo projeto gráfico vem ao encontro de uma necessidade do jornal de atender um público cada vez mais exigente, que quer qualidade e conteúdo num formato moderno”
Claudio Schlindwein, diretor do jornal
A marca nova, também criada pela Tatticas, traz como principal mudança uma modernização estilística. 
Com respeito à tradição do jornal e buscando sempre justificar a fidelidade dos leitores, a proposta é de manter a credibilidade com um redesenho artístico, porém técnico, que não alterasse muito as características originais.
Alterando o peso da palavra Município para caixa alta apenas na primeira letra, tornamos a marca muito mais leve e de fácil assimilação.
Na parte inferior, os grossos traços foram substituídos por underlines de modo a tornar o conjunto mais discreto. 
O itálico aplicado nas palavras Dia a Dia proporciona um caráter secundário, integrando a logo sem competir visualmente com o nome principal, Município, forma reduzida que muitas vezes é utilizada como tratamento carinhoso, mais próximo, ao falar do jornal.